terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Os Melhores Filmes de 2015


Demorou, mas finalmente consegui postar sobre os melhores filmes de 2015. E neste TOP 20, tentei reunir o que mais gostei neste ano que passou, foi bem difícil selecionar e infelizmente acabei deixando outras obras de fora. Mas antes, uma breve retrospectiva do que rolou no mundo do cinema durante esses últimos doze meses.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Retrospectiva 2015: Os Destaques do Ano



2015 acabou e como é tradição aqui no blog, retorno com "Os Destaques do Ano", relembrando e colocando em evidência o que houve de melhor nos meses que passaram. De janeiro à dezembro, todos foram levados em consideração, tanto aqueles que passaram pelos cinemas como aqueles ignorados e que foram direto para as locadoras, valendo apenas para aqueles lançados no Brasil neste período, independente no ano em que foram lançados em seus respectivos países de origem. 

No post, criei dezoito categorias, onde cito as obras que se destacaram em cada uma, tentando ser o mais justo possível (e confesso que sofri bastante pra selecionar somente seis). Como vi muitos filmes ano passado, muitos ficaram de fora, mas deixem nos comentários o que sentirem falta. 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Retrospectiva 2015: Os Melhores Pôsteres


Saindo do campo das atuações, retorno com a Retrospectiva 2015 para destacar os melhores pôsteres que tivemos neste ano, ou como preferirem, as artes de divulgação das respectivas obras. Seja pelas cores, tipografias, efeitos, seja por tudo aquilo presente na imagem que dialoga bem com o conteúdo do próprio filme. Claro, a simples estética também conta. Como foram muitos cartazes interessantes que acabei selecionando, optei por fazer um TOP 30 (e ainda assim precisei descartar outros ótimos exemplos). E como gosto de todos, a ordem foi apenas por organizar, não significam muita coisa...Claro que existem melhores e piores, mas quem sou eu para decidir? Por isso, sintam-se a vontade para selecionar os preferidos nos comentários!

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Retrospectiva 2015: Melhores Atores Coadjuvantes


Última lista da retrospectiva voltada para as atuações de 2015, termino falando sobre as melhores atuações masculinas em papéis coadjuvantes. Tivemos muitos este ano e por isso confesso que foi difícil definir os 10 melhores, portanto, comentem sobre os que acharam que faltaram.

por Fernando Labanca

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Retrospectiva 2015: Os Melhores Atores


Continuando a retrospectiva aqui no blog, lanço agora a lista com as melhores atuações masculinas do ano. No começo de 2015, com a chegada do Oscar, já fomos presenteados com algumas interpretações fortes e bem marcantes, alguns talentos foram revelados, outros atores afastados retornaram com tudo e alguns veteranos só provaram ainda mais o potencial. Como qualquer lista, tive que deixar excelentes nomes de fora por manter o TOP 15, mas deixem nos comentários os que sentirem falta!

por Fernando Labanca


quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Retrospectiva 2015: As Melhores Atrizes


2015 acabou e desta vez resolvi fazer algo diferente aqui no blog. Como sou um grande fã de "listas", decidi fazer algumas, relembrando o que houve de bom nesses meses que passaram. A primeira que posto é o Top 15 com as melhores atuações femininas do ano. Tivemos grandes personagens e mulheres fortes que tiverem muito o que contar nesses filmes, as coloco aqui como forma de relembrar e de certa forma, homenagear todas elas. E naturalmente, como sendo uma lista, outras ótimas interpretações acabaram por ficar de fora. Se por acaso, sentir falta de alguma, sinta-se livre para colocar nos comentários!

por Fernando Labanca

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Crítica: Star Wars - O Despertar da Força (Star Wars - The Force Awakens, 2015)

O lançamento do episódio VII da saga Star Wars não é nada menos que um evento histórico para o cinema. J.J.Abrams, responsável, por revitalizar e dar continuidade ao universo criado por George Lucas, tem em maõs a difícil missão de agradar uma legião de fãs. De fato, "O Despertar da Força" é feito para os fãs e isso o torna especial e nostálgico, mas também, por outro lado, limitado e pouco criativo. 

por Fernando Labanca

Minha admiração por Star Wars não é antiga. O único que vi no cinema foi o episódio III e na época pouco compreendia a magnitude de tudo aquilo. Faz quase dois anos que resolvi fazer uma maratona com a saga completa e foi a melhor coisa que fiz. Terminei de ver extasiado, deslumbrado por todo o universo. Nunca fui fã, confesso. No entanto, me coloco como um grande admirador, principalmente da primeira trilogia. É um mundo imenso este criado por George Lucas e sempre vi o desenvolvimento do episódio VII como algo bem-vindo, quase que necessário. Estar no cinema e vê-lo, na tela grande, foi uma experiência incrível. J.J.Abrams realiza um trabalho digno de admiração ao conseguir, com maestria, se apropriar de algo que nunca foi seu, mas domina como se sempre tivesse sido. Sua opção por não apostar tanto nos efeitos especiais - Sim, eles existem, mas moderadamente - nos faz lembrar de um cinema mais antigo, onde os objetos e locais existem realmente, são táteis, longe de ser fake ou exagerado como quase tudo o que tem sido feito pelos blockbusters recentes. A trilha composta pelo Mestre John Williams nos aproxima ainda mais do que Star Wars já foi um dia.