terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Os Melhores Filmes de 2016


Mais um ano acabou e eu não poderia deixar de fazer a clássica lista com os melhores filmes que vi no cinema. Talvez seja uma lista um tanto quanto controversa, logo que muitas obras que citei não vi presente em outras que li em outros sites. Foi difícil selecionar apenas 20 e sofri por descartar tantos títulos que mereciam estar aqui também, então, fiquem livres para deixar nos comentários aqueles que sentirem falta ou o que foi o melhor na opinião de vocês.

Lembrando, sempre, que os filmes que cito são apenas aqueles lançados no Brasil em 2016, independente do ano em que foram lançados em seus respectivos países de origem. Seja no cinema, Netflix ou aqueles que chegaram apenas em home video. Espero que gostem dos selecionados!

por Fernando Labanca


segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016 - Os Destaques do Ano


Mais um ano acabou e como já é tradição aqui no blog, gosto de relembrar tudo o que houve de bom nos meses que passaram. Para isso, criei uma espécie de "premiação" aqui, citando os grandes destaques em variadas categorias, até para dar uma chance para aquelas produções esquecidas que não são lembradas na listas dos "melhores filmes do ano", mas que com certeza possuem qualidades. Não sou expert em nenhum dos tópicos, portanto, não é uma verdade absoluta, apenas minha opinião. Como consegui assistir bastante coisa em 2016, tentei fazer o melhor apurado possível, logo, as obras citadas são apenas aquelas lançadas no Brasil de janeiro à dezembro, independente do lançamento no país de origem. Espero que gostem dos destaques e caso lembrem de algum outro filme que fez falta nas listas podem deixar nos comentários! 

por Fernando Labanca

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016 - Os Melhores Atores Coadjuvantes


Para finalizar os posts especiais com as melhores atuações de 2016, escrevo agora sobre os melhores atores coadjuvantes. Foi uma lista difícil de montar porque tivemos vários nomes para citar, então, com certeza, vários ficaram de fora. Tentei selecionar os que mais me marcaram, seja de um ator revelação, seja de um veterano no cinema...então espero que gostem dos selecionados.

por Fernando Labanca


terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016 - As Melhores Atrizes Coadjuvantes



A Retrospectiva continua essa semana aqui no blog. Nesse post falo sobre as grandes atrizes coadjuvantes que tivemos em 2016. Gosto de fazer essas listas não só por relembrar os bons momentos que vimos no cinema no ano, mas por citar nomes improváveis em premiações que acabam sendo esquecidas e até mesmo menosprezadas. Foram atuações fortes e personagens dignos de atenção e claro, como toda lista, precisei deixar algumas de fora para conseguir fechar o TOP 10. Espero que gostem das selecionadas...

por Fernando Labanca



quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016 - Os Melhores Atores


Continuando com a retrospectiva 2016, escrevo agora sobre as atuações masculinas mais marcantes do ano. Como toda lista, alguns nomes ficaram de fora, mas deixem nos comentários aqueles que sentirem mais falta. Este ano que passou tivemos vários atores que se destacaram, então conseguir fechar o TOP 15 não foi uma tarefa fácil. Tivemos algumas revelações, atores jovens que surgiram e veteranos que provaram, mais uma vez, seus talentos. Espero que gostem dos selecionados!

por Fernando Labanca


quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016: As Melhores Atrizes


Começo aqui os posts especiais com as melhores atuações do ano passado. Sempre gostei de fazer retrospectivas aqui no blog, que vejo como forma de relembrar e também homenagear tudo o que teve de bom (e que algumas vezes até esquecemos). No campo das interpretações femininas, acabei me surpreendendo, logo que muitas performances elogiadíssimas e até premiadas não me tocaram, enquanto que acabei admirando o trabalho de outras atrizes menos prestigiadas neste ano. Foram vários papéis marcantes e histórias de mulheres que valeram a pena serem contadas. Logo que como toda lista, muitos nomes excelentes ficaram de fora e nos comentários fiquem livres para relembrá-los. Lembrando que citei apenas aquelas que apareceram em filmes lançados no Brasil em 2016, independente do lançamento no país de origem.

Com vocês...as melhores atrizes do ano.


terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Retrospectiva 2016: Os Melhores Pôsteres


Dando a largada aqui no blog com os posts especiais com a retrospectiva de 2016, começo falando sobre os melhores cartazes de filmes que tivemos neste ano que passou. Fiz uma seleção contando apenas com os títulos lançados nos últimos doze meses aqui no Brasil. Entre cores, tipografia, ilustrações e elementos gráficos, o importante é a forma como a imagem dialoga com o conteúdo da obra, sem deixar, claro, de ser visualmente belo. Faço, então, um TOP 30 com os melhores, onde a ordem não é tão significativa assim...espero que gostem!



quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Filmes vistos em dezembro


Estou eu aqui, mais uma vez, para fazer um texto breve sobre os filmes que consegui ver no mês de dezembro. Assim como no cinema ou na Netflix, tive boas surpresas, mas também encontrei algumas obras que queria desver. Porém, tudo vale como dica para aqueles que não sabem muito bem o que assistir. Espero que gostem da seleção. 

por Fernando Labanca

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Crítica: Capitão Fantástico (Captain Fantastic, 2016)

O que você (realmente) precisa pra sobreviver no mundo?

por Fernando Labanca

"Capitão Fantástico" é, dentre tantas qualidades que não cabem em uma crítica, um filme mágico. É coração puro, cheio de alma. Dirigido pelo ator Matt Ross, o longa narra a história de uma família que vive na floresta. Com treinamento rígido para sobreviver, os filhos encontram no corajoso pai, Ben (Viggo Mortensen) uma espécie de mentor, aquele que os ensina tudo o que precisam e tudo o que é necessário para continuar vivendo naquele ambiente. Entre manusear ferramentas, caçar animais selvagens e plantar seus próprios alimentos, Ben vê no legado de Noam Chomsky a sabedoria que não encontrou em nenhum Deus. A jornada dos personagens se inicia quando recebem a notícia de que a mãe, que por um longo tempo se manteve afastada e em tratamento devido sua bipolaridade, se suicidou. Todos embarcam para a cidade, afim de impedir que ela seja enterrada e seja cremada, assim como escreveu em seus últimos pedidos. No entanto, no mundo afora, as leis de sobrevivência são outras e o pai terá que enfrentar o julgamento de todos aqueles que são contra seus excêntricos métodos de ensino.