
por Fernando Labanca
Baseado no livro "Derby Girl" de Shauna Cross, que também roteiriza o filme, conhecemos a trajetória de Bliss Cavendar (Ellen Page), uma jovem que vive numa cidadezinha do interior dos Estados Unidos, trabalha numa lanchonete beira-de-estrada e não tem muitos sonhos para o futuro, até porquê se vê forçada a participar dos concursos de beleza que sua mãe (Marcia Gay Harden) tanto ama e que ela não consegue ver sentido algum. Até que, certo dia, ao visitar uma cidade vizinha, descobre a existência daquilo que poderia ser sua salvação, o roller derby. Esporte que ganhou popularidade na década de 70, mas ressurge como o grande entretenimento daquele local, uma competição formado apenas por equipes femininas, que requer velocidade, força e muito contato físico, e tudo em cima de um patins. Fascinada por aquele universo, Bliss forja sua idade para conseguir competir dos torneios e esconde de sua mãe, que jamais aceitaria o fato de que sua grande habilidade estaria na patinação.
Lembro da época em que Drew Barrymore se arriscou neste projeto, pouco se falou e por isso perdi a vontade e o interesse por descobrir como ela havia se saído na direção. Bons anos depois, resolvi arriscar e dar uma chance à "Garota Fantástica" (sim, este título e a capa me afastaram também, confesso). Nos primeiros minutos algo já fica claro: é um filme digno de ser visto. Realmente não esperava encontrar tantas qualidades aqui, é uma junção muito bem orquestrada de diversos elementos, personagens, roteiro, diálogos, direção, trilha sonora e tudo flui perfeitamente bem do começo ao fim. É daqueles filmes gostosos de se ver, que até remetem um pouco o que houve de melhor na "sessão da tarde", aquela trama simples mas que é tão bem contada, com roteiro bem amarrado, que possui bons personagens, que evoluem e que sempre tem algo bom a dizer. Os diálogos são expertíssimos, com excelentes sacadas, o bom humor se mantem o tempo inteiro presente e é dos bons, consegue fazer rir, é realmente engraçado e diverte fácil com suas hilárias situações.


"Garota Fantástica" me surpreendeu, uma experiência deliciosa, daquele tipo de filme que dá vontade de ver e rever milhões de vezes. É engraçado, leve, descontraído, uma jornada adorável ao lado de personagens adoráveis. Drew Barrymore acertou a mão e mostrou que fez exatamente aquilo que sua obra prega, fez aquilo que queria e não necessariamente o que esperavam dela. É nítido em cada sequência a paixão que a atriz tinha por este projeto, é a sua cara, é cool e carregado de muita personalidade, e a prova disso vai muito além da excelente trilha musical - que passa por Ramones, Radiohead e MGMT - está presente na maneira como suas tramas são construídas, mais do que isso, em como todas elas são concluídas. Irreverente e autêntico, um filme a se descobrir. Recomendo.
NOTA: 8,5
País de origem: EUA
Duração: 111 minutos
Distribuidor: California Filmes
Elenco: Ellen Page, Kristen Wiig, Marcia Gay Harden, Landon Pigg, Juliette Lewis, Alia Shawkat, Andrew Wilson, Drew Barrymore, Zoe Bell, Eve, Jimmy Fallon, Ary Graynor
Diretor: Drew Barrymore
Roteiro: Shauna Cross
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário #NuncaTePediNada