quarta-feira, 15 de abril de 2020

As 20 melhores reviravoltas no cinema da década

Quem não gosta daquele bom e velho plot twist? É sempre uma experiência ótima quando estamos assistindo aquele filme e, de repente, ele nos surpreende com o final. Uma reviravolta que não prevíamos. Uma curva inesperada que nos faz ver toda a história com outros olhos. Melhor ainda quando vem aquele momento que explode nossa cabeça porque a trama vai para um lugar que jamais poderíamos imaginar. Somente os bons roteiros tem este poder. Listo agora as 20 vezes em que o cinema nesta última década nos deu esta chance de querer gritar diante de uma bela surpresa.

Importante lembrar que: HÁ SPOILERS POR TODOS OS LADOS

por Fernando Labanca


20. Um Contratempo
2016 | Roteiro de Oriol Paulo
Netflix
O grande mistério de “Um Contratempo” já nasce na primeira cena, quando Adrian acorda em seu apartamento com a amante assassinada, nitidamente vítima de uma cruel armação. Ao longo do filme, descobrimos que ele é um ricaço com uma vida perfeita e que acaba se envolvendo em uma bola de neve de mentiras depois de assassinar, sem querer, um jovem no meio de uma estrada. Sem assumir a culpa, foge junto com sua amante. Ao fim, nos é revelado que, na verdade, Adrian mesmo cometeu o crime contra aquela que amava. Se uma virada não bastasse, logo, descobrimos que a advogada para quem ele confessa tudo é, na realidade, a mãe do jovem morto por ele, que manipulou toda a investigação desde o início. 




19. Amor a Toda Prova
2011 | Roteiro de Dan Fogelman
Warner Bros.
Quase nunca uma comédia conseguiu entregar um plot twist e foi uma grata surpresa encontrar um aqui. No filme, Carl (Steve Carell) passa a receber ajuda do mulherengo Jacob (Ryan Gosling), para superar sua baixa autoestima e torná-lo um Don Juan para as mulheres. Ao mesmo tempo, Jacob passa a se relacionar com a bela Hannah (Emma Stone). A grande virada vem quando descobrimos - junto com Jacob - que Hannah é, na verdade, filha de Carl. Rimos de nervoso com a revelação justamente porque ele é exatamente o perfil que ninguém deseja ter como um genro. 




18. Em Transe
2013 | Roteiro de Joe Ahearne e John Hodge
Fox Film do Brasil
No filme pouco comentado de Danny Boyle, o leiloeiro Simon (James McAvoy) acaba se envolvendo com uma gangue para o roubo de uma obra de arte. Depois de um acidente na cabeça e sem se lembrar onde deixou o objeto de desejo de todos, passa a frequentar uma hipnoterapeuta (Rosario Dawson) para acessar sua mente e decifrar sua amnésia. Ao fim, descobrimos que ela é, na verdade, uma paixão antiga que usou de seus poderes psíquicos para que ele tivesse as memórias do relacionamento abusivo dos dois apagadas. Ela o mata e ainda foge com a obra valiosa. 




17. A Visita
2015 | Roteiro de M.Night Shyamalan
Universal Pictures
Em “A Visita”, acompanhamos através de uma assustadora gravação caseira, a viagem de dois irmãos para a fazenda dos avós, onde passam dias de extremo pavor. M.Night Shyamalan, que é conhecido por boas reviravoltas, traz um plot simples mas bastante divertido para este final. Em uma conversa virtual com a mãe, eles descobrem que aqueles dois velhinhos não passam de estranhos. As crianças matam os idosos e descobrem que eram, na verdade, pacientes psiquiátricos que assassinaram os verdadeiros avós. 




16. Entre Facas e Segredos
2019 | Roteiro de Rian Johnson
“Entre Facas e Segredos” não espera até o fim para revelar seus bons mistérios e isso é ótimo porque quando achamos que tudo é esclarecido, o roteiro vem e nos entrega mais surpresas. A trama envolve um assassinato do patriarca de uma família disfuncional dentro de uma mansão. Tudo dá a entender que foi um suicídio, até que a primeira reviravolta vem quando nos mostra que a pessoa mais bondosa da trama foi a grande culpada pela morte dele, a cuidadora Marta (Ana de Armas). No entanto, há uma herança na parada, o que nos deixa com uma pulga atrás da orelha, logo que ela é a última pessoa a se importar com isso. A outra grande virada se dá quando um dos filhos rebeldes, Ransom (Chris Evans), que até então parecia estar do lado de Marta, se revela o grande vilão da história. Ainda há outros detalhes na trama que fazem a obra terminar de forma ainda mais satisfatória, como a decisão da protagonista em ficar com a herança e terminar como a nova dona da mansão. 




15. O Segredo da Cabana
2011 | Roteiro de Joss Whedon e Drew Goddard
Apenas dois de um grupo de amigos sobrevive ao massacre feito pelos “vilões” em uma viagem para uma cabana afastada. Assim que descobrem que eram, na verdade, participantes de um reality show de terror, os sobreviventes resolvem liberar todas as feras que dizimam o complexo daquele “programa”. É então que precisam enfrentar o desafio final com a criadora daquele universo (Sigourney Weaver). É revelado, então, que todos faziam parte de um experimento que os usava como sacrifício para apaziguar a relação da Terra com os deuses ancestrais que viviam aqui e caso o sacrifício total não fosse feito, o mundo seria destruído. É exatamente isso que acontece no fim, quando se negam a morrer pelo bem de todos. 




14. O Abrigo
2011 | Roteiro de Jeff Nichols
Sony Pictures
Em tempos de paranoia, “O Abrigo” é um drama que cai bem nos dias de hoje. Durante a história inteira, Curtis (Michael Shannon), que é um pai de família, começa a ter visões sobre uma tempestade apocalíptica. Visto como lunático por todos, ele decide construir um abrigo, com estoque de alimentos e uma super proteção. No fim, ele se dá por vencido e entende que as pessoas ao seu redor estão certas e desiste de seu plano. O baque final vem quando uma forte e assustadora tempestade invade a Terra. 




13. Buscando
2018 | Roteiro de Aneesh Chaganty e Sev Ohanian
Sony Pictures
Em “Buscando”, um pai (John Chu) mergulha nas redes sociais de sua filha assim que ela desaparece, buscando alguma pista de seu paradeiro. Durante todo o filme, ele teve a ajuda de uma competente investigadora. O grande baque vem quando descobrimos que ela havia se oferecido ao caso, manipulando todas as investigações para acobertar seu filho, aquele quem cometeu o crime. A outra surpresa vem ao descobrirmos que a jovem ainda estava viva. 




12. Interestelar
2014 | Roteiro de Jonathan e Chistopher Nolan
Warner Bros.
Os filmes de Christopher Nolan são conhecidos por terem finais incríveis e aqui não é diferente. Na trama, um grupo de astronautas recebe a missão de descobrir possíveis planetas para receberem a população. Depois de cometerem alguns erros e serem vítimas de um ataque, Cooper (Matthew McConaughey) e Brand (Anne Hathaway) tentam retornar, mas vendo que não é possível, Cooper libera seu módulo da nave e cai em um buraco negro, mergulhando em uma realidade onde tempo e espaço se perde. É então que ele consegue fazer contato com sua filha Murph através de código Morse - o que nos remete às cenas lá no começo do filme quando poeiras faziam desenhos em seu chão - e que, ao decodificá-los, consegue a resposta para salvar a humanidade. 




11. A Chegada
2016 | Roteiro de Eric Heisserer
Sony Pictures
Amy Adams interpreta uma linguista que passa a desenvolver uma forma de comunicação com os alienígenas que pousaram na Terra. A partir do momento em que a protagonista desvenda a mensagem simbólica deixada por eles, ela traduz o inconsciente e tem acesso ao “sonho premonitório”, o que a permite conhecer seu próprio destino - e é neste instante que compreendemos a linha temporal do filme - e descobrir o sofrimento que a vida lhe espera , decidindo enfrentá-la mesmo assim. Uma revelação um tanto quanto poética. 




10. Nós
2019 | Roteiro de Jordan Peele
Universal Pictures
“Nós” é um daqueles filmes com grandes ideias e provavelmente não ficarão tão claras à primeira visita. Apesar de ser bem explicativo, há muitos detalhes que Jordan Peele apenas sugere, nos deixando bastante intrigados. Depois da invasão dos “Amarrados” à superfície e do embate entre Adelaide e Red (Lupita Nyong'o), nos é revelado que na verdade, desde sempre, Adelaide, a mãe “original” da família sempre foi Red, aquela que nasceu no submundo mas conseguiu, na infância, reverter o jogo e viver na civilização. Red, aquela que ataca, só estava tentando recuperar seu lugar de direito. Na última cena, ainda, o filho encara a mãe, sugerindo que ele compreendeu a “troca”. 




09. Ex Machina
2014 | Roteiro de Alex Garland
Universal Pictures
Uma das mais belas e interessantes ficções científicas que tivemos nesses últimos anos, “Ex Machina” nos conta sobre o confinamento do programador Caleb (Domhnall Gleeson), quando é convidado para administrar um teste Turing à uma inteligência artificial, chamada de Ava (Alicia Vikander). É nítido durante as conversas entre os dois, o quanto ele se sente atraído por ela e a virada vem quando percebemos o quanto ela, desconfortavelmente inteligente, manipulou os sentimentos daquele que a entrevista. No fim, Ava escapa e deixa Caleb preso na casa. O que também nos deixa uma incógnita...teria ele sobrevivido? 




08. O Predestinado
2014 | Roteiro de Michael e Peter Spierig
Sony Pictures
O paradoxo da predestinação. O filme australiano “O Predestinado” nos mostra um “agente do futuro” que retorna no tempo para impedir que uma bomba seja explodida. Na sua viagem ao passado ele conhece um bartender que decide contar sua história de vida e ao final descobrimos que as vidas desses dois personagens estavam interligadas. Ou melhor, são a mesma pessoa. No universo contado, passado, presente e futuro coexistem e há uma possível interação entre eles, sugerindo que nossa jornada é um eterno ciclo e estamos sempre retornando ao início. Ou seja, a bomba existia porque ele existia e de forma alguma isso poderia ser desfeito. 




07. A Criada
2016 | Roteiro de Seo-kyeong Jeong e Chan-wook Park
Mares Filmes
Dividido em três atos, a cada novo começo o filme nos apresenta um outro olhar sobre a mesma história, onde nada é o que parece ser. Em uma história de mentiras e jogos de sedução, acompanhamos a entrada de uma Criada dentro de uma luxuosa mansão na Coreia do Sul da década de 30. Sua função é cuidar da sobrinha do proprietário, a indefesa Lady Hideko. No meio descobrimos que nenhuma delas é frágil e cada uma segue friamente com um plano muito bem elaborado, seja ele de vingança, seja do roubo da herança. O alívio vem, depois de várias reviravoltas, quando elas se libertam das manipulações dos homens e fogem com o dinheiro juntas, formando um belíssimo casal.




06. Garota Exemplar
2014 | Roteiro de Gillian Flynn
Fox Film do Brasil
A história de Amy Dunne (Rosamund Pike) que desaparece no dia de seu aniversário de casamento e do marido Nick (Ben Affleck) que passa a ser principal suspeito deixou todo mundo extremamente apreensivo. O roteiro de “Garota Exemplar” não espera o fim para entregar a grande virada da trama, revelando bem antes que Amy, na verdade, arquitetou seu próprio sumiço e é, na verdade, uma psicopata com um plano muito bem elaborado. 




05. A Pele Que Habito
2011 | Roteiro de Pedro Almodóvar
Fox Film do Brasil
Neste clássico contemporâneo de Pedro Almodóvar, Antonio Banderas vive Roberto, um cirurgião plástico que mantém, em sua casa, a bela Vera de refém. Durante o filme tentamos compreender de onde vem aquela relação. Ao fim, descobrimos que tudo se inicia com um plano de vingança de Roberto contra Vicente, o homem que estuprou sua filha. Ele o rapta, faz uma vaginoplastia nele, mantendo-o preso por anos e moldando sua pele e seu corpo para que se pareça com sua antiga esposa. Vera é Vicente e quando tem a oportunidade, mata o médico e foge de volta para sua casa. 




04. Boa Noite, Mamãe
2014 | Roteiro de Veronika Franz e Severin Fiala
Playarte Pictures
O thriller psicológico austríaco entregou uma trama interessantíssima e extremamente perturbadora. No filme, dois irmãos gêmeos começam um jogo de tortura com a mãe, ao duvidarem que seja a mãe deles realmente, depois que ela retorna de uma cirurgia plástica. O obra toda implanta esta dúvida em nós: quem está de falando a verdade? Qual o lado devemos acreditar? O plot twist é genial justamente porque não envolve a pergunta que nos fez, envolve o fato de que nunca existiu dois irmãos. 




03. Corra!
2017 | Roteiro de Jordan Peele
Universal Pictures
Em “Corra”, Chris (Daniel Kaluuya) é um jovem negro que viaja para conhecer a família de sua namorada caucasiana Rose (Allison Williams), porém, depois de inúmeros eventos absurdos, ele descobre que aqueles estranhos fazem parte de um esquema bizarro onde negros são leiloados e que através de um processo neurológico há uma transição de mente para aquele que comprar o corpo. Não o bastante, Chris ainda descobre que Rose, que desde sempre parecia tão surpresa quanto ele, estava envolvida nesse esquema e se revela uma fria psicopata. 




02. Incêndios
2010 | Roteiro de Denis Villeneuve
-
Uma das obras-primas de Denis Villeneuve, “Incêndios” narra a jornada de uma mulher que, após a morte da mãe, busca encontrar o pai e irmão do qual nunca teve notícias. No entanto, as descobertas acabam sendo bem trágicas: a mãe era uma presa política no Canadá e foi torturada e estuprada pelo próprio filho, ou seja, o pai e irmão eram a mesma pessoa, provando que 1+1 nem sempre é 2.  




01. Ilha do Medo
2010 | Roteiro de Laeta Kalogridis
Paramount Pictures
Uma das maiores reviravoltas que tivemos nesta década foi lá em seu início, quando Martin Scorsese realizou o fantástico “Ilha do Medo”. No filme, dois detetives, Teddy (Leonardo DiCaprio) e Chuck (Mark Ruffalo) investigam o desaparecimento de uma paciente de um Hospital Psiquiátrico. A grande virada vem quando descobrimos que Teddy é, na verdade, um paciente daquele local, que enlouqueceu depois de ter matado a própria esposa. 


E para você? Qual a melhor reviravolta que um filme teve nesta década?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias