quarta-feira, 4 de setembro de 2019

9 filmes nacionais incríveis para ver na Netflix


Não sei vocês, mas eu perco muito tempo procurando o que ver na Netflix. Pensando nisso, resolvi dar aquela ajuda básica para quem tem este problema e para aqueles que estão interessados em assistir filmes nacionais por ali. Muita produção boa acaba se perdendo no meio de tantos títulos, então é válido listar todas aquelas que merecem seu precioso tempo e que valem uma busca. 

por Fernando Labanca



09. Nise - O Coração da Loucura
2015  |  direção: Roberto Berliner
Imagem Filmes
Gloria Pires dá vida à Nise da Silveira, uma doutora que decide encontrar um novo tratamento aos pacientes de um hospital psiquiátrico, os instigando a se expressar através da arte e da pintura. Forte, doloroso, o filme segue em uma crescente e nos destrói com suas sequências finais, que emociona ao ser extremamente realista, por nos inserir àquele ambiente tão degradante, tão desumano. É inspirador a luta desta mulher, seu dom em encontrar a voz naqueles seres fragilizados, abandonados diante de um sistema que não os enxerga. Apesar da simples produção, o longa conta com boas atuações de todo seu elenco.




08. Saneamento Básico, O Filme
2007  |  direção: Jorge Furtado
Sony Pictures

Sem dúvidas, um dos filmes mais engraçados que o cinema nacional já viu. É um humor de bom gosto, que diverte sem subestimar a inteligência do público. Na trama, um grupo de moradores de uma cidade pequena se une para realizar um filme de ficção, aproveitar a verba disponibilizada para a prefeitura e ainda expor os problemas de saneamento básico do local ignorados pelo governo. Se trata de um texto crítico, hilário e que definitivamente, merece sua atenção. Simplesmente impagável ver aqueles personagens gravando as cenas de um filme de terror sem ter a menor noção de cinema. O elenco é de monstros: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Lázaro Ramos e Paulo José. 




07. Ponte Aérea
2014  |  direção: Julia Rezende
Paris Filmes
"Ponte Aérea" é um romance atual, que mais do que relatar a relação à distância entre duas pessoas, é um relato honesto e profundo sobre o quanto o vazio existente em nossa geração afeta os novos encontros e transforma as paixões em um produto exposto em uma vitrine pronto para ser descartado. É aquele filme que bate um orgulho. Orgulho porque quase nunca vemos uma comédia romântica decente e quase nunca o gênero tem algo a dizer. Este tem muito a dizer e ele é brasileiro. Letícia Colin e Caio Blat estão sensacionais e digo que é quase impossível não se apaixonar por eles e não se ver envolvido em suas histórias, torcer para que tudo dê certo e sofrer por cada discussão que iniciam. Divertido, cool, o que também temos aqui é um filme gostoso de ver, inteligente e muito verdadeiro em cada sentimento que expõe.




06. Mais Forte que o Mundo - A História de José Aldo
2016  |  direção: Afonso Poyart
Downtown Filmes
Mais do que traçar a trajetória de sucesso do lutador José Aldo em uma emocionante história de superação, o que temos aqui é a constante luta de um homem fora do combate, das oportunidades perdidas em uma adolescência sem rumo e um conflituoso embate com seu pai, violento, alcoólatra. É tão impactante tudo o que precisamos encarar durante suas duas horas, chegamos a sentir a fúria de alguém que tem muito o que odiar e a força de quem já caiu demais. Intenso, doloroso, eletrizante...há tantas características para denominar o cinema de Afonso Poyart, que nos entregou um produto raro, de uma grandiosidade quase nunca alcançada pela produção nacional. De fato, "Mais Forte Que o Mundo" não deve nada para obras estrangeiras e isso nos enche de muito orgulho.




05. Bruna Surfistinha
2011  |  direção: Marcus Baldini
Imagem Filmes
Baseado no livro de sucesso “O Doce Veneno do Escorpião”, temos aqui outra produção que vale um tempo dedicado na Netflix. Deborah Secco está incrível na pele da protagonista Raquel, a paulistana que abandonou sua vida confortável para se tornar prostituta e que teve seus relatos dentro da profissão viralizados. Com roteiro bem redondo, personagens carismáticos, “Bruna Surfistinha” pode não agradar muito nosso Presidente, mas com certeza vai te conquistar. 




04. De Onde Eu Te Vejo
2014  |  direção: Luiz Villaça
Warner Bros. 
Nem todas as histórias de amor duram para sempre, as pessoas se transformam ao longo dos anos assim como os muros e arquitetura de uma grande cidade. Entre as inúmeras modificações de São Paulo, Denise Fraga e Domingos Mantagner acabam de se separar, mas precisam lidar com o fato de que moram em apartamentos um de frente para o outro. Entre situações cômicas e bastante possíveis, o filme encanta por suas ideias e pela delicadeza com que fala sobre seus temas. É atual. É romântico e faz um bem enorme ao coração...veja e entenda o porquê!




03. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho
2014  |  direção: Daniel Ribeiro
Vitrine Filmes
A produção nacional mais amorzinho de todos os tempos. "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" é baseado no curta-metragem de Daniel Ribeiro, que aqui volta a dirigir. O longa coloca como protagonista um jovem cego (Guilherme Lobo) que, em uma fase de descobertas, percebe estar apaixonado por seu novo colega de classe. Simples, divertido e bastante honesto na forma de relatar a adolescência. O filme é apaixonante e tem o poder de colocar um sorriso em nosso rosto e não deixar que ele saia até seu final. Mais do que falar sobre homossexualidade, a obra fala sobre afeto e sobre como toda forma de amor é válida. 




02. Cinema, Aspirinas e Urubus
2004  |  direção: Marcelo Gomes
Imovision
O grande trunfo de "Cinema, Aspirinas e Urubus" é saber contar uma história, sem a necessidade de grandes reviravoltas ou conflitos. A trama flui a partir do momento em que temos dois personagens bem definidos e tudo depende unicamente deles. E neste delicioso road movie, viajamos ao lado de dois homens completamente diferentes mas que se tornam amigos na estrada. Conhecemos seus sonhos, seus medos e a busca constante por uma vida melhor, através de diálogos que surgem quase como um improviso e de situações absurdamente naturais. O filme nos expõe esta genuína beleza de uma amizade, da rotina, da vida e o resultado é simplesmente encantador. 




01. Cidade de Deus
2002  |  direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Imagem Filmes
“Cidade de Deus” é um clássico nacional e uma prova do quão longe a produção brasileira consegue ir. É aquele tipo de filme atemporal, que jamais ficará velho ou perderá sua importância. Acompanhamos a jornada de Buscapé - nome icônico dentro do nosso cinema - que cresceu em uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro e como seu talento como fotógrafo o fez traçar um caminho único, distante de todas as vidas ao seu redor. É um roteiro brilhante, que consegue dar voz a diversos personagens na tela e construir, durante seus belos minutos, uma história fascinante, incrivelmente bem filmada pelos diretores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias