segunda-feira, 23 de setembro de 2019

18 filmes que precisamos ver até o fim do ano


Sinceramente? Não sei bem o que aconteceu com esse ano. Não vi passar e quando me dei conta já era setembro. O que significa que, em breve, presenciaremos o final de 2019. Pensando nisso, resolvi fazer uma listinha para relembrarmos aqueles filmes que estão para lançar e que precisamos assistir no cinema nesses próximos três meses. Selecionei obras que me chamaram a atenção por alguma razão, seja pelo elenco, diretor ou apenas por uma boa divulgação. Títulos que merecem nossa atenção!

por Fernando Labanca



26/09

Ad Astra - Rumo às Estrelas 
Fox Film do Brasil
Sinopse: Roy McBride (Brad Pitt) é um engenheiro espacial, portador de um leve grau de autismo, que decide empreender a maior jornada de sua vida: viajar para o espaço, cruzar a galáxia e tentar descobrir o que aconteceu com seu pai, um astronauta que se perdeu há vinte anos atrás no caminho para Netuno.

Expectativa: Tem tudo para ser a ficção científica do ano (ainda mais em um ano que pouco explorou esse gênero). O diretor James Gray, também, acabou sendo, ao longo de sua carreira, sinônimo de qualidade ao lançar filmes incríveis como “Z- A Cidade Perdida” e “Era Uma Vez em Nova York”. Ter Brad Pitt como protagonista só aumenta as chances de ser bom. 




Sócrates
O2 Play
Sinopse: Depois da morte de sua mãe, o jovem Sócrates (Christian Malheiros), que foi criado apenas por ela durante os últimos tempos, precisa fazer tudo o que for possível para que consiga sobreviver na realidade da miséria, somado com o preconceito por ser homossexual. Seus valores e ideais são colocados na balança com o medo de não conseguir se virar sozinho.

Expectativa: Um dos filmes nacionais mais aguardados do ano, “Sócrates” já é conhecido como o nosso “Moonlight”. A grande animação por vê-lo começou quando, ano passado, conseguiu a proeza de ser indicado a um dos principais prêmios do cinema independente: o Independent Spirit Award. Lembrado nas categorias de Melhor Ator e Melhor Diretor Estreante, além de ser indicado a um prêmio especial que celebra as produções de baixo orçamento. Ou seja, já chega ao Brasil aclamado internacionalmente. 




Hebe - A Estrela do Brasil 
Warner Bros.
Sinopse: Hebe Camargo (Andréa Beltrão) se consagrou como uma das apresentadoras mais emblemáticas da televisão brasileira. Sua carreira passou por diversas mudanças ao longo dos anos, mas foi durante a década de 80, no período de transição da ditadura para a democracia, que Hebe, ao 60 anos, tomou uma decisão importante. A apresentadora passou a controlar a própria carreira e, independentemente das críticas machistas, do marido ciumento e dos chefes poderosos, se revelou para o público como uma mulher extraordinária, capaz de superar qualquer crise pessoal ou profissional.

Expectativa: É muito difícil não criar altas expectativas no filme que promete contar um pouco sobre a trajetória de uma das apresentadoras mais queridas e icônicas do Brasil. Uma mulher guerreira, afrontosa e com uma história de vida única. Andrea Beltrão é uma das maiores atrizes nacionais e vê-la em cena como protagonista é como ter uma rainha interpretando outra rainha. 




03/10

Coringa
Warner Bros.
Sinopse: Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido aos seus conhecidos problemas mentais. Após ser demitido, Fleck reage mal à gozação de três homens em pleno metrô e os mata. Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne (Brett Cullen) é seu maior representante.

Expectativa: Não tenho muito o que dizer. O hype é grande. A mídia, os trailers e tudo o que foi vendido sobre o filme solo deste icônico personagem foi grande e bom demais para não criar uma imensa expectativa. Até certo ponto, ainda existia uma dúvida sobre a qualidade da obra, mas depois de ver o filme vencendo um dos maiores prêmios do cinema, o Leão de Ouro no último Festival de Veneza, troféu que poucas vezes foi para uma produção norte-americana, essa dúvida se foi. Para completar, o ator Joaquin Phoenix é um monstro da atuação. Dificilmente ele erra e este tem tudo para ser um dos papéis mais incríveis de sua brilhante carreira. 




10/10

O Pintassilgo
Warner Bros.
Sinopse: Um atentado terrorista no Metropolitan Museum of Art, em Nova York, modifica para sempre a vida do jovem Theodore Decker (Oakes Fegley). Além de sua mãe falecer no evento, ele é incentivado por um desconhecido a levar consigo um quadro lá exposto, O Pintassilgo, além de um anel com o brasão de sua família. Nos dias seguintes Theo recebe o abrigo da sra. Barbour (Nicole Kidman) e, ao pesquisar sobre o brasão, conhece Hobie (Jeffrey Wright), um vendedor de antiguidades que agora é o tutor de Pippa (Aimee Laurence), filha do homem desconhecido, que também estava no museu no momento do atentado. Tal encontro modifica para sempre a vida do garoto, seja por seu interesse no mercado de antiguidades ou mesmo pela paixão que nutre pela jovem.

Expectativa: Apesar das críticas lá fora terem sido bem ruins, ainda existe uma esperança de encontrarmos aqui um filme interessante. A obra é baseada no romance vencedor do Prêmio Pulitzer. e a direção é de John Crowley que, há dois anos atrás, entregou um trabalho primoroso com “Brooklyn”. Além disso, o elenco é forte e conta com nomes como Nicole Kidman, Sarah Paulson, Alsen Elgort, Jeffrey Wright e Finn Wolfhard. 




Projeto Gemini
Paramount Pictures
Sinopse: O melhor assassino do mundo está ficando velho e menos confiável. Por isso seus chefes decidem eliminá-lo criando um clone mais novo e mais forte com a tarefa de exterminá-lo. 

Expectativa: Para ser bem sincero, pouco soube sobre esse filme que tem tido uma divulgação bem tímida aqui no Brasil. No entanto, dois nomes o fazem ser digno de ser visto: Ang Lee e Will Smith. Essa parceria é bem inusitada, mas pode dar bem certo. Smith é um dos atores mais queridos e Lee, um diretor talentoso, que quando acerta a mão nos entrega obras excelentes como “Brokeback Mountain”, “Aconteceu em Woodstock” e “As Aventuras de Pi”. Ao que tudo indica, o filme será uma grande evolução nos efeitos 3D, colocando o ator contracenando consigo mesmo (em uma versão mais jovem) em sequências de extremo realismo. 




24/10

Zumbilância - Atire Duas Vezes
Sony Pictures
Sinopse: Anos depois de se unirem para atravessar o início da epidemia zumbi nos Estados Unidos, Columbus (Jesse Eisenberg), Tallahassee (Woody Harrelson), Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin) seguem buscando novos lugares para habitação e sobrevivência. Quando decidem ir até a Casa Branca, acabam encontrando outros sobreviventes e percebem que novos rumos podem ser explorados.

Expectativa: Não acredito que fique tão bom quanto o primeiro, de fato, não acho que alguém espere por isso. No entanto, “Zumbilândia” foi uma comédia divertidíssima e só de poder revisitar a ideia e todos os personagens já tem a minha atenção. Aliás, será ótimo ver o reencontro do elenco original que conta com os nomes da agora oscarizada Emma Stone, Jesse Eisenberg, Woody Harrelson e a sumida Abigail Breslin. 




31/10

A Vida Invisível
Vitrine Filmes
Sinopse: Rio de Janeiro, década de 1940. Eurídice (Carol Duarte) é uma jovem talentosa, mas bastante introvertida. Guida (Julia Stockler) é sua irmã mais velha, e o oposto de seu temperamento em relação ao convívio social. Ambas vivem em um rígido regime patriarcal, o que faz com que trilhem caminhos distintos: Guida decide fugir de casa com o namorado, enquanto Eurídice se esforça para se tornar uma musicista, ao mesmo tempo em que precisa lidar com as responsabilidades da vida adulta e um casamento sem amor com Antenor (Gregório Duvivier).

Expectativa: O filme venceu um importantíssimo prêmio no Festival de Cannes, o de Melhor Filme na Mostra “Um Certo Olhar”. É um acontecimento raro e só prova a potência dessa obra, que chega aos cinemas bastante aclamada e premiada. O diretor é o cearense Karim Ainouz e isso anima e muito, logo que ele já entregou outros trabalhos admiráveis como “O Céu de Suely” e “Praia do Futuro”. E claro, é o filme que irá representar o Brasil na corrida para o Oscar, então queremos ver sim! 




The Lighthouse
Vitrine Filmes
Sinopse: Início do século XX. Thomas Wake (Willem Dafoe), responsável pelo farol de uma ilha isolada, contrata o jovem Ephraim Winslow (Robert Pattinson) para substituir o ajudante anterior e colaborar nas tarefas diárias. No entanto, o acesso ao farol é mantido fechado ao novato, que se torna cada vez mais curioso com este espaço privado. Enquanto os dois homens se conhecem e se provocam, Ephraim fica obcecado em descobrir o que acontece naquele espaço fechado, ao mesmo tempo em que fenômenos estranhos começam a acontecer ao seu redor.

Expectativa: O filme tem o selo do estúdio ‘a24” e todo cinéfilo que se preze se arrepia só de ver o logotipo estampado em qualquer trailer. É sinônimo de qualidade e as produções deles jamais decepcionam. O filme ainda tem no elenco dois nomes fortes: o veterano Willem Dafoe e Robert Pattinson, que segue uma carreira crescente. O diretor é Robert Eggers e isso é bastante empolgante, pois é seu primeiro filme depois do elogiado terror “A Bruxa”.  




07/11

Doutor Sono
Warner Bros.
Sinopse: Na infância, Danny Torrance conseguiu sobreviver a uma tentativa de homicídio por parte do pai, um escritor perturbado por espíritos malignos. Danny cresceu, agora ele é um adulto traumatizado e alcoólatra. Sem residência fixa, ele se estabelece em uma pequena cidade, onde consegue um emprego no hospício local e cria um vínculo telepático com uma menina, paciente da instituição.

Expectativa: A grande verdade é que ninguém nunca esperou uma sequência para o clássico “O Iluminado”, eis que Stephen King nos trouxe “Doutor Sono” e tivemos a boa notícia de que seria adaptado para o cinema. O momento chegou e finalmente poderemos conferir o resultado. Outra parte boa dessa adaptação é que será sob o comando de Mike Flanagan, que tem construído uma carreira interessante no terror, entregando filmes como “Jogo Perigoso”, “Hush” e a série “A Maldição da Residência Hill”. Ele tem um olhar único para o gênero e pode ser muito positivo o seu envolvimento nesse projeto. 




14/11

As Panteras
Sony Pictures
Sinopse: Nova adaptação cinematográfica da série policial Charlie's Angels, sucesso na década de 1970. Sabina Wilson (Kristen Stewart), Jane Kano (Ella Balinska) e Elena Houghlin (Naomi Scott) embarcam numa perigosa missão global, a fim de impedir que um novo programa de energia se torne uma ameaça para humanidade.

Expectativa: Queremos uma boa farofa e o trailer prometeu isso! Ninguém pediu um reboot para essa franquia, ainda mais porque amamos demais o trio formado por Barrymore, Diaz e Liu. No entanto, esse ano pouco tivemos filmes divertidos de ação e “As Panteras” pode surpreender. A direção é de Elizabeth Banks, que tem feito história ao mudar a indústria e provar que mulheres podem fazer produções grandes e lucrativas. Vai ser interessante, também, ver como a atriz Kristen Stewart vai lidar com uma personagem que não tem absolutamente nada a ver com ela. 




Cadê Você, Bernadette?
Imagem Filmes
Sinopse: Antes de viajar com sua família para a Antártica, uma arquiteta que sofre de agorafobia - o medo de estar em lugares abertos ou em meio à multidões - some sem deixar pistas para trás. Sua filha, então, através de emails, sessões com sua psicóloga, cartas e outros documentos, tenta descobrir para onde sua mãe foi e quais foram as razões de seu desaparecimento.

Expectativa: Sempre bom ficar de olho quando o diretor Richard Linklater retorna. Ele é responsável por obras-primas como “Boyhood” e a Trilogia do Amanhecer. Anima mais ainda quando ele vai lançar um filme estrelado pela excelente Cate Blanchett. Só esperamos coisas boas desses dois! 




Ford vs. Ferrari
Fox Film do Brasil
Sinopse: Durante a década de 1960, a Ford resolve entrar no ramo das corridas automobilísticas de forma que a empresa ganhe o prestígio e o glamour da concorrente Ferrari, campeoníssima em várias corridas. Para tanto, contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para chefiar a empreitada. Por mais que tenha carta branca para montar sua equipe, incluindo o piloto e engenheiro Ken Miles (Christian Bale), Shelby enfrenta problemas com a diretoria da Ford, especialmente pela mentalidade mais voltada para os negócios e a imagem da empresa do que propriamente em relação ao aspecto esportivo.

Expectativa: O filme já tem sido apontado como uma aposta certa no próximo Oscar, ou seja, esperamos por um filmão. A direção é de James Mangold, que retorna depois do excelente “Logan” e ainda por cima, temos dois grandes atores a frente do projeto; Christian Bale e Matt Damon. 




28/11

Entre Facas e Segredos
Paris Filmes
Sinopse: Após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey (Christopher Plummer) é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel Craig) é contratado para investigar o caso e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime. 

Expectativa: O filme foi uma grande surpresa lá fora e estreou com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. As notas estão altíssimas e o grande elenco só nos faz ter ainda mais empolgação por seu lançamento. Estão lá nomes como Chris Evans, Toni Collette, Daniel Craig, Jamie Lee Curtis e Michael Shannon. A obra tem uma vibe Agatha Christie, com bom humor e um mistério intrigante...enfim, tem tudo para ser bem bom! 




05/12

A Grande Mentira
Warner Bros.
Sinopse: Em um jogo de gato e rato, o golpista Roy Courtnay (Ian McKellen) não resiste aplicar seu golpe mais uma vez quando conhece a recém-viúva Betty McLeish (Helen Mirren) online. Porém, à medida em que a mulher abre sua casa e sua vida para o vigarista, ele se surpreende quando começa a se importar com ela.

Expectativa: A grande expectativa por por volta desse filme é simplesmente porque ele vai reunir dois veteranos queridos: Helen Mirren e Ian McKellen. A trama parece bem divertida e alguns críticos já acreditam na presença dos atores no próximo Oscar. 




As Golpistas
Diamond Films
Sinopse: Em entrevista concedida a Elizabeth (Julia Stiles), jornalista da New York Magazine, a ex-stripper Destiny (Constance Wu) conta em detalhes como conseguiu o emprego e conheceu Ramona (Jennifer Lopez), ícone do meio que logo se tornou sua grande amiga. Devido à crise financeira que abalou Wall Street em 2008, Destiny e Ramona viram o declínio na quantidade de clientes na boate em que trabalham afetar sua própria rentabilidade. Com isso, decidem elas mesmas iniciar um plano onde, juntamente com algumas amigas, vão atrás de homens em restaurantes para, após dopá-los, faturar em cima de seus cartões de crédito.

Expectativa: As expectativas com esse filme foram nascendo aos poucos. De início, era apenas uma farofa com elenco pop, que traz nomes como Cardi B e Lizzo. No entanto, depois de lançar em importantes Festivais de cinema, a aclamação veio e os críticos começaram a apontar como uma grande virada na carreira de Jennifer Lopez, que de acordo com eles, entrega uma atuação surpreendente e digna de prêmios. As mulheres tem força aqui e estão presente quase que inteiramente no elenco, na produção e além disso, a responsável pelo roteiro e direção é da talentosíssima Lorene Scafaria (Procura-se Um Amigo para o Fim do Mundo). 




19/12

Star Wars - A Ascensão de Skywalker
Disney
Sinopse: Término da nova trilogia Star Wars, concluindo as tramas de O Despertar da Força (2015) e Os Últimos Jedi (2017).

Expectativa: Poxa, é Star Wars! É o novo fim para essa querida saga! Impossível não criar expectativa para esse grande e aguardado evento. 




Cats
Universal Pictures
Sinopse: Uma tribo de gatos chamada Jellicles todo ano precisa tomar uma grande decisão em uma noite especial: escolher um dos gatos para ascender para o Heaviside Layer e conseguir uma nova e melhor vida. Cada um dos gatos conta a sua história para seu líder, o velho Deuteronomy, na tentativa de ser o escolhido.

Expectativa: “Cats” é uma das peças mais celebradas da Broadway e finalmente ganhará uma adaptação na tela grande. Poder ver esse musical é algo que aguardamos por muito tempo e ficamos na torcida para que a espera valha a pena. Ainda que a internet tenha rejeitado o visual do filme, ainda há muita curiosidade para ver o resultado final. 



OBS: É importante lembrar que essas datas de lançamento são de responsabilidade das distribuidoras de cada filme e podem ser alteradas até o fim do ano. 

Um comentário:

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias