quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Retrospectiva 2017 - As Melhores Atrizes Coadjuvantes


Seguindo adiante com a retrospectiva aqui no blog, fiz uma lista com as melhores atuações femininas em papéis secundários. Selecionei dez atrizes que se destacaram com suas personagens, tentei ser justo com minhas escolhas e se caso lembrarem de alguma que ficou de fora, deixem nos comentários!

Lembrando que cito apenas atuações que estiveram em filmes lançados em 2017 aqui no Brasil, mesmo que tenham sido lançados ano passado no país de origem. Espero que gostem da lista!

por Fernando Labanca



10. Holly Hunter (Doentes de Amor)

"Doentes de Amor" é daqueles filmes que ninguém espera nada e de repente te surpreende com uma trama interessante e bons personagens. Foi ótimo poder ver Holy Hunter de volta e com um texto a sua altura. Ela cativa como uma mãe protetora e passa muita verdade nos momentos em que surge na tela. 




09. Sienna Miller (Z: A Cidade Perdida)

Penso que ninguém se dá conta de  que Sienna Miller é um camaleão. Não consigo ver qualquer semelhança entre as personagens que interpreta e somente por isso, ela já é digna de destaque. Outra questão é que Sienna realiza um dos monólogos mais arrepiantes do ano, quando encara o desespero de uma esposa que não faz ideia de onde seu marido está. Foi lindo de ver.




08. Greta Gerwig (Mulheres do Século 20)

"Mulheres do Século 20" trouxe um dos melhores elencos de 2017 e além de Gerwig, Billy Crudup e Elle Fanning também brilharam como coadjuvantes. Aqui ela encanta não só pela honestidade com que atua, mas também por entregar uma atuação muito diferente do que estávamos acostumados a ver dela. 




07. Anya Taylor-Joy (Fragmentado)

M.Night Shyamalan precisava de uma atriz que estivesse a altura da monstruosidade de James McAvoy no thriller "Fragmentado". Atuar ao lado dele necessitava muita coragem e uma força descomunal em cena. Anya ainda tinha a difícil missão de oscilar a cada transformação do protagonista, lidando com todas as suas alterações de personalidade. Ela brilhou e assim como o público, soube transmitir toda a curiosidade diante daquele ser e desespero por sair daquela situação. Uma jovem atriz que atua como veterana. 




06. Nicole Kidman (Lion)

Foi um ano incrível para Nicole Kidman, talvez seja uma das atrizes mais importantes ainda em atividade. Não seria justo não citá-la aqui. Eu amo e admiro muito o que ela fez em "Lion". É uma personagem pequena, no entanto, a delicadeza e honestidade com que Kidman a construiu é comovente. Mais uma daquelas atuações contidas que enchem a tela, que passa verdade e que emociona sem grandes esforços. 




05. Michelle Williams (Manchester à Beira-Mar)

Michelle precisou de uma única cena para estar aqui e ser lembrada como uma das melhores atrizes coadjuvantes do ano. O momento em que sua personagem encara, depois de anos afastada e depois de um evento traumático, com seu marido, é de arrepiar. Faltam palavras para descrever a grandeza daquele encontro e a atriz transmite tanta coisa ali. Um misto de amor e dor, de pura confusão mental. É difícil explicar o que foi aquilo, mas foi intenso, foi real. 




04. Katherine Waterston (Rainha do Mundo)

Pouco se falou sobre o filme "Rainha do Mundo" e sobre a grande atuação de Katherine como coadjuvante. Há um embate incrível em cena entre ela e Elizabeth Moss. Se trata de uma personagem misteriosa, que por vezes odiamos, por vezes compreendemos. É lindo de ver sua entrega e sua força em cena. 




03. Felicity Jones (Sete Minutos Depois da Meia-Noite)


Não entendo como ninguém falou o quão incrível Felicity Jones está neste drama com toques fantasiosos. A atuação que me destruiu, me deixou aos pedaços. Foi muito forte sua presença e não conseguirei encará-la da mesma forma. Com uma participação singela e com doces diálogos, Felicity entrega um momento muito marcante em sua carreira, que emociona o público de forma devastadora.




02. Viola Davis (Um Limite Entre Nós)

Mais um papel desafiador que Viola Davis abraça com toda sua força e surpreende em cada sequência. Ela é um monstro da atuação e isso não há como negar. É revigorante vê-la atuando, é emocionante ver a jornada de sua personagem em um local tão recluso, que evolui e nos comove de forma intensa, principalmente nos instantes finais. Daqueles momentos do cinema que dá vontade de levantar e aplaudir de pé.




01. Naomie Harris (Moonlight)

Foi um choque. É assim que descrevo o que senti quando vi Naomie Harris pela primeira vez em "Moonlight". E a cada vez que ela ressurgia em cena...um novo choque. De fato, a atriz nunca esteve tão brilhante quanto aqui. Ela renasce e entrega um trabalho extremamente diferente de tudo o que ela já fez. Seu sotaque, sua postura, seus olhares furiosos. É muito intenso e extremamente realista sua composição, que nos faz esquecer que é uma atriz ali. Para mim, uma das atuações femininas mais marcantes dos últimos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias