
NOTA: 8,5
Por Bárbara
Por Bárbara
Como disse na parte anterior, o melhor ainda estaria por vir depois de Relojoeiro, pra mim o capítulo mais fraco de Watchmen, mas não o menos importante, pois acompanhamos boa parte da história antes do assassinato do Comediante e as origens do ícone dos quadrinhos, Dr. Manhattan.
Nesse capítulo,começamos a desvendar junto com Rorschach, o mistério por trás da morte do Comediante e da talvez existência de um assassino de mascarados, hipótese que começa a se tornar verdadeira.
Em Temível Simetria, Rorschach continua com sua investigação e retorna à casa de Moloch, um antigo inimigo dos vigilantes e o pergunta se ele sabe alguma coisa sobre uma lista, da qual o Comediante citou e que o seu nome e de Janey Slater estão incluídos.Moloch não sabia de nada, pois foi meramente usado.
Enquanto isso, depois que Dr. Manhattan se exilou em Marte, Laurie foi praticamente expulsa do Instituto de Pesquisas Militares Rockfeller, no qual ela e Dr. Manhattan moravam e onde ele fazia as pesquisas, em parceria com Adrian Veidt.Assim, ela foi novamente se consolar com Dan Dreiberg, que lhe ofereceu sua casa para ela se hospedar e ela aceitou.
Falando em Adrian Veidt, nesse capítulo ele sofreu um atentado, no qual um estranho armado invadiu o escritório de sua empresa e atirou nele e em sua secretária.Adrian conseguiu se esquivar, não se feriu e também conseguiu mobilizar o assassino,mas ele estava com uma cápsula de veneno na boca e então Adrian não teve como saber sua identidade e quem o mandou até lá.
Em paralelo a tudo isso, ainda tem a famosa história "Contos do Cargueiro Negro" que virou animação, mas não entrou na edição final de Watchmen - O Filme, sendo lançada em DVD junto com o lançamento do filme nos cinemas. Consultando as minhas fontes,que são seguras diga-se de passagem, o diretor do longa Zack Snyder quer fazer uma "Director's Cut" de Watchmen com Contos do Cargueiro Negro em paralelo a história,assim como nos quadrinhos.Tomara que isso aconteça!
Em Contos do Cargueiro Negro, um homem que fazia parte da tripulação de navio foi sobrevivente de um naufrágio, quando o navio em que estava foi destruído pelo Cargueiro Negro.
Crente de que o Cargueiro Negro estaria indo rumo a sua cidade natal, Davidstown o homem faz de tudo para tentar chegar lá antes do Cargueiro, para encontrar e proteger sua esposa e filhas.
Contos do Cargueiro Negro se apresenta em Watchmen através de um jovem que lê uma revista em quadrinhos sentado junto à banca de jornais.Como na Nova York alternativa de Alan Moore,os heróis mascarados já existiam na vida real, HQ's como Superman foram praticamente extintos,então foram lançadas em quadrinhos as histórias de piratas,tal qual "Contos ..."
Para finalizar, Rorschach recebeu um recado de Moloch para encontrá -lo em sua casa,por que tinha uma informação muito importante e urgente para falar.Quando chega a hora do encontro,Rorschach percebe que caiu em um armadilha, pois Moloch foi assassinado.Alguém o atraiu até lá e o denunciou à polícia.Com a estreia de "X - Men Origens: Wolverine", o blog Cinemateca resolveu fazer um especial sobre o protagonista, Hugh Jackman.
Hugh Michael Jackman nasceu em Sydney, Austrália, em 12 de outubro de 1968. É o caçula de quatro irmãos.Na verdade, o Sr Jackman se formou primeiramente em Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Universidade de Tecnologia de Sydney.
Após concluir o curso, ele se matriculou no curso de Artes Cênicas e descobriu que a sua verdadeira paixão é interpretar.Para nossa sorte, ele se decidiu pela carreira artística.
O ator tem dois filhos adotivos com a esposa Deborra-Lee: Oscar Maximillian, nascido em 15 de maio de 2000, e Ava Eliot, nascida em 10 de julho de 2005.
Hugh estreou no cinema em 1998 no filme Paperback Hero, produção australiana de Anthony J. Bowman.Mas só ganhou notoriedade internacional quando interpretou um dos heróis mais queridos da Marvel, Wolverine, na primeira adaptação dos quadrinhos dos mutantes, X-Men - O Filme, do diretor Bryan Singer.
Logo após, Hugh participou de Kate & Leopold e Alguém como você ( ambos de 2001 ) e no mesmo ano protagonizou A Senha - Swordfish ao lado de John Travolta e Halle Berry.Mas novamente, os holofotes se voltaram a ele quando participou da sequência X-Men 2 ( 2003 ) e a partir daí sua carreira ficou totalmente reconhecida e apreciada internacionalmente e inclusive seu nome foi parar em várias listas do tipo "os mais quentes","os mais bonitos" e "os mais sexies" e não faltaram convites para novos projetos.
Em 2004 viveu o lendário herói Van Helsing em Van Helsing - O Caçador de Monstros de Stephen Sommers, dividindo o público e a critica e em 2006, voltaria a interpretar o papel que lhe consagrou, o mutante Wolverine, no ( até então ) último capítulo da franquia X- Men, em X-Men - O Confronto Final.
Também em 2006, participou de Scoop - O Grande Furo, de Woody Allen, contracenando com Scarlett Johansson, fato que se repetiria em O Grande Truque, do mesmo ano.Particularmente adoro a interpretação de Jackman na franquia X-Men, mas sua personagem em O Grande Truque é a melhor de sua carreira.Contracenando com atores de peso como Christian Bale e Scarlett Johansson e com o mestre Michael Caine,ele consegue se sobressair e mostrar seu talento,como um mágico, que movido pela obsessão em ser melhor mágico do que seu rival ( Christian Bale ) e consequentemente melhor mágico de Londres, se desfaz de todos os seus valores éticos e morais para conseguir alcançar o seu objetivo.
E, ainda em 2006, o ator emprestou sua voz para duas animações divertidíssimas: Happy Feet - O Pinguim ( como o pinguim Memphis - inclusive cantando ) e em Por Água Abaixo ( como o rato rebuscado Roddy ) e para finalizar o ano em questão, ele protagonizou o drama psicodélico de Darren Aronofsky, Fonte da Vida.
Em 2007, filmou A Lista - Você Está Livre Hoje?, com Ewan McGregor e Michelle Williams, que não foi bem recebido pelo público e nem pela crítica e em 2008 dividiu a tela com Nicole Kidman em Austrália, de Baz Luhrmann.
E nesse ano, ele volta a mostrar as garras de adamantium na pele de Wolverine, agora no filme solo que conta a sua origem.Dirigido por Gavin Hood ( Infância Roubada ) e com Liev Schreiber, Ryan Reynolds e Danny Huston no elenco, estreou ontem (30/04/2009 ) X-Men Origens: Wolverine.Depois de todo esse resumão, o que se tem a fazer agora é correr pro cinema e conferir o novo filme de um dos atores mais talentosos e carismáticos da atualidade.
Três filmes de Hugh Jackman que vale a pena se ver e outros três que...que nem vale tanto a pena assim...
Os Três Mais:
1º) X-Men - O Filme:
Foi esse filme que praticamente revelou Hugh Jackman ao mundo.Sinceramente não vejo outro intérprete para o Wolverine que senão ele,fora que o filme em si é uma boa adaptação de quadrinhos,que injetou sangue novo nesse tipo de produção.O restante do elenco está afiado e os bons momentos com certeza são quando Hugh contracena com Patrick Stewart ( Professor Xavier ) e com Sir Ian McKellen ( Magneto ).
2º) X-Men 2:
Sequência que superou o original.Wolverine viaja para o Canadá em busca do seu passado, e lá encontra o "criador" do programa Arma X, que lhe colocou as garras de adamantium, William Stryker ( Brian Cox ) e outros mutantes que foram usados na mesma experiência.William, revoltado por seu filho ser um mutante e pelo Professor Xavier não ter conseguido ajudá-lo enquanto foi aluno do Instituto Xavier, constrói uma máquina parecida com o Cérebro,mas invés de localizar mutantes ela emite um som que só os mutantes podem ouvir e com isso ele pretendia exterminar os mutantes do planeta.Diante dessa ameaça, O Professor Xavier e o Magneto unem suas forças para impedir que William consiga seu objetivo.Realmente é super bacana e melhor que o original,pena que não posso dizer o mesmo do próximo filme da franquia.
3º)O Grande Truque:
É o meu preferido entre os três e o que Hugh mais demonstra o seu talento.Robert Angier já entrou na lista das minhas personagens favoritas, junto com Tyler Durden ( Clube da Luta ), Martin Riggs ( Máquina Mortífera ) e claro, Alfred Borden ( também de O Grande Truque ). A trama se passa em Londres no século XIX e mostra a amizade entre Robert Angier (Hugh Jackman ) e Alfred Borden ( Christian Bale ) que por um tentar ser melhor mágico do que o outro, transforman a amizade em uma rivalidade levada até as últimas consequências.A transformação de Robert em um artista de bom coração em um homem sem escrúpulos é surpreendente e em nenhum momento forçada ou repentina.E sem falar que no elenco estão Christian Bale e Michael Caine e que o filme é dirigido por Christopher Nolan.É um ótimo filme!
Os três Menos:
1º) X-Men - O Confronto Final :
O mais fraco dos três filmes.Todos os atores parecem deslocados e perdidos com o rumo que as suas personagens tiveram.Halle Berry está fraca com sua ( outrora ) fantástica Tempestade e o ressurgimento de Jean Grey com um alter-ego psicopata foi muito forçado.Como se isso não bastasse, aquela história do antídoto para o gene X também não convenceu.Só Hugh que, se não superou o que tinha feito nos dois outros filmes, também não fez feio.
2º) Van Helsing - O Caçador de Monstros:
Apesar dos efeitos especiais de cair o queixo, o longa de Stephen Sommers ( A Múmia ) não tem história o suficiente para que o espectador mais exigente dedique sua atenção.Hugh está muito caristmático como Van Helsing, o herói que combate monstros pela Igreja Católica mas que esconde um terrível segredo e que se apaixona por uma mulher misteriosa de uma família "caçadora" de aberrações ( Kate Beckinsale ), além de encontrar o temível Conde Drácula em pessoa.Não que o filme seja bomba,mas história aqui não interessa muito.Diversão descompromissada.
3º) A Senha - Swordfish:
Esse sim é o mais fraco dos filmes citados.Sem história, personagens ou situações que prendam o espectador, A Senha é uma correria sem propósito e com uma subtrama super clichê, a da máfia sequestrando uma criança para obrigar seu pai a cooperar com eles.Top less gratuito de Halle Berry e que a própria declarou depois que se arrependeu de tê-lo feito e o talento dela , o de Hugh e pensando bem , do elenco principal todo ( John Travolta e Don Cheadle ) desperdiçado.
Bom, esse foi o Especial Hugh Jackman, no qual tentei contar resumidamente sua carreira antes do tão aguardado X-Men Origens: Wolverine, que está em cartaz nos cinemas.Então não perca tempo, desligue o computador e vá assistir X-Men..,cara!Tá esperando o quê???
"Relojoeiro" é um dos mais emocionantes capítulos de Watchmen na minha opinião.Aqui o leitor descobre como aconteceu a transformação de Dr. Manhattan, antes um simples físico chamado Jonathan Osterman e depois um semideus.
O capítulo também mostra a sua relação com sua ex-namorada, também física, Janey Slater e quando ele virou Dr. Manhattan e por consequência, celebridade internacional e demonstração de poder do governo dos EUA.
Em "Relojoeiro" há várias tramas interligadas contadas através do poder do Dr. Manhattan de se deslocar no tempo, indo várias vezes do presente para o passado e o futuro próximo, tais como a emenda que o presidente Nixon propôs para poder se candidatar a um terceiro mandato, o fim do relacionamento do Dr. Manhattan com Janey Slater depois que ele conheceu Espectral II, o Ato Keene, que proibiu os vigilantes mascarados de continuarem suas atividades ( exceto o próprio Dr. Manhattan e o Comediante ) e como isso afetou a vida de todos.
Ozymandias já tinha se aposentado, mais precisamente dois anos antes do Ato Keene e a revelação de sua verdadeira identidade foi um fato irrelevante por causa da emenda proposta pelo presidente Nixon.Quando foi instaurado o Ato Keene, Espectral II ( Laurie Juspeczyk ) e Coruja II ( Daniel Dreiberg ) se aposentaram sem qualquer resistência, mas Rorschach ( Walter Kovacs ) continuou com as suas atividades clandestinamente.
O ponto mais importante do capítulo, sem dúvida é quando o Dr. Manhattan começa a falar sobre o acidente que o desintegrou em um primeiro momento, mas que mais tarde o transformou em um super-homem, em que ele cita todos os seus passos que o levaram até o dia do seu acidente,desde quando tinha 16 anos e era aprendiz de relojoeiro até quando ficou preso na câmara que separava os campos intrínsecos dos elementos ( não faço a mínina ideia do que seja campo intrínseco!!!! ).
Dr. Manhattan não é uma das personagens que eu mais gosto, porém com esse capítulo, consegui ter uma singela empatia com ele.Percebi que ele nem sempre foi a pessoa fria e distante, que foi transformado e moldado de acordo com que acontecia ao seu redor.A humanidade o decepcionou, o culpou por coisas que ele não teve culpa e a única ligação que ele tinha se desfez, pois Laurie o abandonou, por isso ele se exilou em Marte.
Portanto, "Relojoeiro" é um dos mais legais e importantes para o entendimento da história de Watchmen,mas o melhor ainda estaria por vir....
Nota:8