por Fernando Labanca
"Brigsby Bear" chegou este ano sem alarde algum. Quase ninguém descobriu, mas é daquelas obras que merecem ser achadas. Produzido pelo comediante Andy Samberg (da série Brooklyn Nine-Nine), que aqui faz uma ponta, o filme vem com uma trama um tanto quanto perturbadora e bizarra. Apesar de ser, inesperadamente, assustador, o longa encanta pela forma sensível com que desenvolve sua trama, encontrando humor quando não se espera, conseguindo ser doce quando poderia ser simplesmente trágico e melancólico.
O filme já nos apresenta uma reviravolta em seus primeiros instantes, quando o protagonista descobre que sua vida inteira foi uma grande mentira. James (Kyle Mooney) é um homem excêntrico que passa suas horas trancado dentro de seu quarto, assistindo sua série de TV favorita, o Brigsby Bear. Além de colecionar itens e desenvolver longas teorias sobre a trama, aquele urso acaba por lhe ensinar todo seu caráter. Eis que tudo muda quando policiais invadem sua casa e James descobre que tinha sido vítima de um sequestro, onde estava sendo refém de dois estranhos que passou a vida toda acreditando serem seus pais. Do lado de fora, ele reencontra com seus pais biológicos e passa a descobrir o mundo que lhe foi escondido todos esses anos.


Em uma espécie de "O Quarto de Jack" versão light, acompanhamos nosso protagonista adentrando a realidade e se deixando absorver por todo o conhecimento que lhe é dado. O grande problema é que muitos anos se passaram e tudo o que James conhece sobre a vida é Brigsby Bear, que na verdade, nunca existiu e não passou de uma criação perturbadora de seu sequestrador. Sem conseguir se desvincular dessa fantasia, ele decide fazer um filme sobre este seu herói, encontrando um fim para a história que nunca teve. E dos encontros inesperados que acaba tendo "do lado de fora", acaba juntando um time de pessoas interessadas neste seu sonho repentino. É curioso como, no fim, cada indivíduo que cruza o caminho de James acaba por se afeiçoar ao bizarro universo em que vive. A realidade deixa de ser novidade quando conhecem a visão distorcida que ele tem do mundo e ao invés de apresentarem o que é o mundo, todos se unem para viver sua distorção.


NOTA: 8,5
País de origem: EUA
Título original: Brigsby Bear
Ano: 2017
Título original: Brigsby Bear
Ano: 2017
Duração: 100 minutos
Distribuidor: -
Diretor: Dave McCary
Diretor: Dave McCary
Roteiro: Kevin Costello, Kyle Mooney
Elenco: Kyle Mooney, Greg Kinnear, Ryan Simpkins, Claire Danes, Mark Hamill, Matt Walsh, Michaela Watkins, Andy Samberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário #NuncaTePediNada