quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Retrospectiva 2017 - As Melhores Atrizes


Terminando a retrospectiva das atuações de 2017, escrevo agora sobre as atrizes que marcaram o ano. Interpretando personagens reais, fictícias, em comédia, drama e até em filmes teen. As mulheres brilharam durantes estes últimos doze meses em papéis desafiadores e de grande expressão. 

Faço aqui meu TOP 15, selecionando apenas atrizes que estiveram presentes em obras lançadas no Brasil em 2017. Espero que gostem e caso sintam falta de algum nome, deixem nos comentários!

por Fernando Labanca




15. Anne Hathaway (Colossal)

"Colossal" teve uma das ideias mais idiotas (nem por isso ruim) e bizarras do ano. Uma mulher com problemas de alcoolismo descobre que comanda um monstro do outro lado do planeta. Poderia ter dado muito errado se Hathaway não fosse tão incrível. Ela entra na brincadeira e faz o impossível se tornar crível, divertido e ao mesmo tempo, comovente. 




14. Jessica Chastain (Armas na Mesa)

Jessica é daquelas atrizes que quando entram em cena não conseguimos desviar o olhar dela. Ela brilha, enche a tela. Me surpreende que mesmo com esse seu jeito tão doce, a atriz consiga convencer no papel de uma mulher seca, de voz agressiva e personalidade forte. Ela impõe sua verdade a todo custo e acreditamos nela, porque Chastain, assim como sua personagem, tem o dom da persuasão. 




13. Hailee Steinfeld (Quase 18)

Por puro preconceito meu, não imaginei que Hailee daria conta deste personagem. Ela é uma It Girl, a típica popular do colégio. Pois bem, queimei minha língua quando ela provou ter sido a escolha prefeita para o papel da garota loser de baixa auto estima. Me identifiquei com ela e todas as suas neuras. Voltei a adolescência. É muito raro uma atriz tão nova entregar uma atuação tão marcante em um filme teen e Hailee conseguiu isso e com muito êxito. 




12. Tilda Swinton (Um Mergulho no Passado)

Tilda é maravilhosa mesmo quando entregam para ela uma personagem que está com problemas na voz e por isso não consegue terminar uma frase ou dizer uma simples palavra em alto tom. Como uma veterana cantora de rock, a atriz brilha. Misteriosa, nunca sabemos ao certo o que passa em sua mente, o que ela sente ou o que pretende fazer na cena seguinte. E justamente por não abrir a boca, é um momento tão especial, porque são seus olhos que dizem, e e eles dizem muito. 




11. Daniela Vega (Uma Mulher Fantástica)

É um passo muito grande na história do cinema ter uma atriz trans interpretando uma trans e sendo reconhecida por seu talento. Ela é "Uma Mulher Fantástica" e durante os minutos do filme, nos carrega ao seu lado, consumindo suas dores, sentindo o peso nas costas que é ser ela e não poder se expressar. Fico muito feliz de vê-la em cena, atuando maravilhosamente bem e entregando uma personagem tão marcante e tão difícil de se fazer. 




10. Maria Ribeiro (Como Nossos Pais)

"Como Nossos Pais" é um dos grandes filmes nacionais do ano e ele não teria tido o mesmo impacto sem a belíssima presença de Maria Ribeiro. Ela é espontânea, fala seus diálogos como um longo improviso, tamanha verdade que coloca em cada palavra. A atriz traz ainda um humor muito peculiar, sarcástico, diverte e, ainda assim, emociona com sua fantástica personagem. É fácil se identificar com ela. Maria é real. Maria é de verdade. 




09. Annette Bening (Mulheres do Século 20)

Infelizmente não é sempre que Annette nos dá o ar de sua graça nos cinemas e quando isso acontece é sempre um presente! Na pele de uma mãe superprotetora e preocupada com o futuro de seu único filho, a atriz enche a tela com seu carisma e sua habilidade em trilhar com perfeição entre a comédia e o drama. Mais um grande papel desta veterana.




08. Florence Pugh (Lady Macbeth)

Atriz britânica bastante promissora que surgiu do nada e de repente entregou uma das melhores e mais surpreendentes atuações do ano. Sua força em cena não revela sua inexperiência no cinema. Ela age como se soubesse de tudo e faz com perfeição. A maneira como ela defende sua personagem - que tem valores bastante distorcidos - é admirável. É assustadora em determinadas sequências, fantástica!




07. Elizabeth Moss (Rainha do Mundo)

Destaque na TV em 2017 com a série "The Handmaid's Tale", Elizabeth também fez bonito no filme "Rainha do Mundo". Uma obra no mínimo, estranha, e sua personagem é bastante complexa e um tanto quanto difícil. Talvez não teria sido possível sem ela. É muito forte sua presença, seus olhares e seus discursos cheios de ódio e rancor. Dona da TV, desejo vida longa a Elizabeth Moss no cinema também. 




06. Emma Stone (La La Land)

Foi surpreendente poder ver esta evolução de Emma Stone nos cinemas e como, em uma sucessão de acertos, ela se tornou a atriz que é hoje. "La La Land" é um musical incrível e sua presença é de uma energia contagiante. Ela canta, dança, faz caras e bocas, diverte e emociona. Se esforça de forma admirável para alcançar a perfeição. Vê-la em cena aqui foi uma das coisas mais belas que tivemos a chance de ver nos cinemas em 2017. 




05. Marjorie Estiano (Entre Irmãs)

Marjorie tem uma força descomunal. É um furacão. Já passou por bons papéis na TV e agora no cinema, continua a crescer, a mostrar uma face que desconhecíamos, um poder em cena que nos deixa em choque, devastados pela sensibilidade e honestidade com que compõe sua personagem. Uma mulher forte, nordestina e que busca por sua liberdade. É lindo e extremamente comovente tudo o que Marjorie fez aqui. Vale destacar, também, a atuação de Nanda Costa, com quem divide a cena. É memorável este embate entre as duas. 




04. Haley Lu Richardson (Columbus)

A verdade é que eu não estava preparado para esta atuação. De coadjuvante sem destaque, Haley de repente se torna uma das atrizes mais promissoras de sua geração. É muito intenso, real, sincero e comovente sua passagem pelo filme. Me encheu de orgulho. Nos faz querer entrar na tela e abraçá-la, salvar sua personagem daquela realidade em que vive. Parece um pedido de socorro. Haley entrega alma e por isso afirmo que esta é a atuação mais surpreendente de 2017. 




03. Ruth Negga (Loving)

É bom quando nos deparamos com essas atuações contidas, minimalistas, que não precisam espernear ou gritar só para dizer que é uma grande atuação dramática. Ruth Negga é uma revelação. É lindo o que ela faz aqui, com tão pouco. Ela passa muita verdade, emociona de forma intensa e nos faz sofrer junto com ela, nos faz torcer por sua conquista. Foi incrível vê-la atuando.




02. Emma Stone (A Guerra dos Sexos)

Ao interpretar a tenista Billie Jean King, Emma Stone se esquivou de qualquer trejeito que tenha, qualquer vício de atuação e entregou a melhor performance de sua carreira. Ela traz muita verdade em cena, acreditamos em seus discursos, em seus receios. Acreditamos em suas batalhas e torcemos constantemente por suas vitórias. A cena final é brilhante e só comprova o poder dela como atriz, me arrepiou e me emocionou de uma forma que não estava esperando. 




01. Natalie Portman (Jackie)

No papel da icônica ex-primeira dama Jacqueline Kennedy, Natalie foi muito além da cópia. Jackie não era uma mulher comum, era excêntrica tanto em seu sotaque, sua postura, seu jeito de agir, falar, se expressar. Acredito que tenha sido um desafio gigantesco para a atriz capturar tudo isso e ainda assim fugir da imitação, tentar entendê-la como pessoa e fazer sua própria versão. Foi lindo ver sua performance e essa inesperada transformação que sofreu. Há um estudo de personagem nítido e um esforço sobrenatural de fazer o melhor. Ela carrega o filme nas costas e torna a experiência de vê-lo ainda maior, mais impactante. Sua reação a todos os eventos que acontecem com ela durante a trama, é chocante, nos arrepia com um simples olhar, um simples desabafo. A sequência em que Jackie limpa o sangue do marido não esquecerei tão cedo. Um trabalho irreparável. Eterna admiração por Natalie Portman. 


E para você? Qual a melhor atriz de 2017?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias