quarta-feira, 3 de outubro de 2018

Crítica: Buscando...

O falso registro de nossa existência.

por Fernando Labanca

Buscando é uma grande surpresa. Apesar de já chegar no Brasil com inúmeras críticas positivas, é muito bom poder confirmar sua qualidade no cinema. Dirigido pelo novato Aneesh Chaganty, a obra é bastante ousada em sua proposta e consegue manter a atenção do público utilizando recursos inovadores, mas que nas mãos de profissionais errados poderia ter resultado em um grande desastre. No filme, tudo é apresentado por telas de celulares, computadores, televisão e quando seus personagens entram na ação, os vemos por câmeras de segurança ou por uma transmissão de FaceTime. Conhecemos seus personagens e suas tramas através de vídeos, arquivos e todo tipo de registro salvos, inclusive nas redes sociais. 

Ainda que tal formato já tenha alcançado o cinema em 2015 com "Amizade Desfeita" e em um dos episódios mais brilhantes da série "Modern Family", não deixa de ser novidade e de surpreender pelas soluções que encontra. A todo instante somos lançados a uma nova alternativa, a uma nova forma de transitar pela trama. A técnica é incrível sim, mas é seu roteiro que torna a obra tão fantástica. O plot nada mais é sobre um pai, David (John Cho), que perdeu sua esposa devido uma grave doença e foi aos poucos se distanciando de sua única filha, Margot, por nunca saber como lidar com essa repentina ausência. O mistério começa quando ela desaparece e nasce a possibilidade não só de um sequestro mas de uma fuga. Para entender o que realmente aconteceu, David precisa descobrir se realmente conhece aquela que viu crescer.


Se trata de um roteiro esperto, que está sempre a um passo a frente do espectador. Há excelentes reviravoltas ao seu decorrer, construindo um jogo rico em detalhes e com sequências eletrizantes que nos deixam vidrados a cada nova possibilidade que surge, a cada nova teoria que emerge. Temos aqui um thriller dos bons que não nos permite escapar nem um por um segundo de sua ousada proposta. É curioso, também, este aspecto em que o pai precisa conhecer sua própria filha para solucionar um caso e para isso ele mergulha em suas redes sociais. São nesses instantes que "Buscando" consegue, com precisão, expor o que a internet transformou a sociedade moderna, o quão solitário é estar rodeado de tanta gente e tanta informação e nunca estar, de fato, presente. É assustador este ambiente que consome um simples caso, e usa os envolvidos para a criação de memes, falsas acusações e depoimentos hostis. A justiça cega em busca de audiência, que agride e menospreza a verdade. Um texto atual explorado com inteligência e uma boa dose de realismo.

"Buscando..." é uma experiência cinematográfica rara, que nos deixa completamente imersos em sua inovadora construção. Aneesh Chaganty acerta a mão e entrega um produto fascinante, tenso e relevante, que empolga com sua técnica mas nunca esquece de compor bem os personagens, tratando seus dramas com delicadeza e humanidade. John Cho segura bem como protagonista, nos levando junto ao seu desespero. O filme, por fim, ainda consegue trazer algumas reflexões interessantes sobre a atualidade e como somos tão dependentes da tecnologia. Hoje vivemos nas redes sociais e criamos nossa realidade ali. É onde observamos os outros e nos conectamos ao mundo, é onde projetamos uma segunda versão de nós mesmos. O grande mistério da trama não é sobre o que aconteceu com a filha, mas sim como pode haver tantos registros sobre ela e jamais sabermos quem ela é. A dura verdade é que postamos para existir, mas o que postamos nada diz sobre nossa existência. Nossa real existência.

NOTA: 9



PS: Um parabéns para a Sony Pictures e pela incrível nacionalização do filme, onde traduziram todas as telas para o português. Eu disse TODAS AS TELAS.

País de origem: EUA
Título original: Searching
Ano: 2018
Duração: 101 minutos
Distribuidor: Sony Pictures
Diretor: Aneesh Chaganty
Roteiro: Aneesh Chaganty, Sev Ohanian
Elenco: John Cho, Debra Missing, Michelle La


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias