quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Crítica: Você Nunca Esteve Realmente Aqui

O irretocável e vazio cinema de Lynne Ramsay.

Havia uma grande expectativa quanto a este novo filme de Lynne Ramsay, que não lançava nada desde o extraordinário "Precisamos Falar Sobre o Kevin", de 2011. Exibido na mostra de competição no Festival de Cannes em 2017, onde saiu vencedor dos prêmios de Melhor Roteiro e Melhor Ator, a obra é baseada no livro de Jonathan Ames e narra a história de Joe (Joaquin Phoenix), veterano de guerra, que vive sua vida resgatando garotas que são presas e trabalham como escravas sexuais em bordéis. A tensão aumenta quando uma de suas missões falha e ele passa a ser alvo de uma brutal conspiração. 

Existe aqui um cinema de extrema qualidade. Ramsay constrói, cena por cena, instantes de puro sadismo. Seu produto é pesado, violento, mas seguimos contemplando cada recurso que se utiliza. Sua arte é milimetricamente calculada e dessa forma, entrega um filme rigorosamente bem realizado. A montagem se destaca, assim como a potente trilha sonora composta por Jonny Greenwood. Existe uma violência gráfica aqui e a diretora expõe sem muita censura. É interessante essa atmosfera que ela consegue criar, logo nos remetendo ao classico Táxi Driver e essa solidão do homem que dirige pelas ruas violentas da cidade. Joaquin Phoenix parece um monstro em cena, atordoado pelo passado que não temos acesso e rumo um caminho que não vê sentido, mas segue como única solução. É uma atuação mais contida, sem muito o que explorar.



Ainda que "Eu Nunca Estive Realmente Aqui" seja primoroso em sua técnica, não deixa de ser um cinema vazio. Há muita pretensão e pouca substância. Fiquei o tempo todo dividido entre a preguiça de tentar entender aquele personagem e o universo em que vive e a vontade imensa de ver logo o seu fim. Ramsay é uma excelente diretora, mas não consigo encontrar muitas razões que justifique o fascínio dela por essa história. É arrastada, nada envolvente e extremamente desinteressante. Quase que impossível criar alguma empatia com qualquer coisa que  apareça em cena. Tem formato de  um elegante filme clássico e me soa prepotente da parte dela em nitidamente querer construir um, quando só o que conseguiu foi expor seus fetiches em uma obra fria e esquecível.

NOTA: 6






País de origem: EUA
Título original: You Were Never Really Here
Ano: 2017
Duração: 85 minutos
Distribuidor: Supo Mungam Films
Diretor: Lynne Ramsay
Roteiro: Lynne Ramsay
Elenco: Joaquin Phoenix, Ekaterina Samsonov, Alessandro Nivola



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias