quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

13 Ótimos filmes dirigidos por mulheres em 2018


O cinema ainda é uma arte dominada por homens. Nomes consagrados, premiados e admirados...sempre são os homens que nos vem à mente. No entanto, há muitas mulheres por trás das câmeras, aliás, muitas delas nem fazemos ideia. Pensando nisso, faço esta lista para nos lembrar que existem mulheres talentosas realizando obras incríveis e que precisamos celebrar a existência delas!


por Fernando Labanca

Cito obras lançadas em 2018 aqui no Brasil - logo que foi o ano em que pude assisti-las - não necessariamente o ano de lançamento em seus respectivos países de origem.



13. Mary Shelley 
dirigido por Haifaa al-Mansour
Netflix
Lançado pela Netflix aqui no Brasil, o filme acompanha o relacionamento entre a escritora Mary Shelley (Elle Fanning) e o poeta Percy Bysshe e como essa relação a inspirou na criação de sua obra mais relevante: Frankenstein.



12. Você Nunca Esteve Realmente Aqui 
dirigido por Lynne Ramsay
Supo Mungam Films
Lynne é uma das diretoras mais renomadas do cinema atual e é muito bom ver um nome feminino ganhando tamanha importância. Este é seu retorno após o marco que foi "Precisamos Falar Sobre o Kevin" e que ganhou destaque no Festival de Cannes de 2017, onde saiu com o prêmio de Melhor Roteiro e Melhor Ator para Joaquin Phoenix. O longa foca na vida noturna de um matador de aluguel que precisa salvar uma jovem garota vitima de pedofilia e que está presa em um cativeiro. É um trabalho forte, com edição soberba e uma violência gráfica difícil de digerir. 



11. Paraíso Perdido
dirigido por Monique Gardenberg
Vitrine Filmes
Filme nacional que narra diversas histórias que ocorrem em um clube noturno, mesclando o drama de seus personagens com apresentações musicais. Com participações de cantores como Jaloo e Erasmo Carlos, a obra é uma celebração ao brega e está disponível na Netflix. 



10. Minha Filha
dirigido por Laura Bispuri
Imovision
Drama italiano sobre uma garota que fica dividida entre a mãe que a criou e sua mãe biológica, que almeja tê-la de volta. O filme é claramente dirigido por uma mulher que expõe na tela situações e dilemas que só quem é mulher pode compreender. A direção é ótima, assim como a marcante fotografia que enquadra com beleza cada nova sequência. 



09. Mudbound - Lágrimas Sobre o Mississipi
dirigido por Dee Rees
Diamond Films
Produção original da Netflix (porém lançado apenas no cinema aqui no Brasil), além de ser escrito e dirigido por uma mulher negra - e isso é um passo extremamente importante e relevante para a sétima arte - o filme traz um registro histórico ao conquistar a primeira indicação de uma mulher como diretora de fotografia no Oscar, para Rachel Morrison. O filme narra a vida de dois homens que tentam se adaptar a vida após a Segunda Guerra Mundial e além disso precisam lidar com a segregação racial existente nos Estados Unidos na época. Um filme emocionante e incrivelmente bem realizado. 



08. As Boas Maneiras
dirigido por Juliana Rojas 
(em parceria com Marco Dutra)
Imovision
Nos últimos anos, o cinema nacional tem se arriscado pelo terror e "As Boas Maneiras" dá um passo significativo do gênero aqui no Brasil. A dupla de diretores Juliana Rojas e Marco Dutra sempre foram muito ousados e só por isso a obra já merece nosso respeito. Repleto de referências, o filme fala sobre uma mulher que dá a luz a um lobisomem e o resultado disso é surpreendente, abusando nos bons efeitos especiais e um visual trash como quase nunca se viu no nosso cinema. 



07. O Plano Imperfeito
dirigido por Claire Scanlon
Netflix
A comédia romântica é um gênero que tem morrido ano após ano, mas felizmente em 2018 ganhamos uma representante de peso: O Plano Imperfeito. Uma delícia de filme lançado pela Netflix e protagonizado pelos carismáticos Zoey Deutch e Glen Powell, que fizeram um dos casais mais amáveis deste ano. Claire tem uma carreira longa na TV, onde já dirigiu episódios de séries consagradas como The Office, The Good Place e Modern Family. 



06. Praça Paris
dirigido por Lúcia Murat
Imovision
Thriller nacional cheio de camadas e interessantes reflexões. Acompanhamos o embate entre uma terapeuta portuguesa, que trabalha em uma universidade no Rio de Janeiro, com uma de suas pacientes, uma mulher negra, pobre e que vive uma realidade completamente diferente da sua. O talento de Lúcia como diretora é bastante notável, principalmente por essa atmosfera densa que consegue criar em seu filme, nos fazendo temer os passos que suas protagonistas darão. 



05. O Banquete
dirigido por Daniela Thomas
Imovision
Existem muitas polêmicas envolvendo o filme, além da carreira da diretora Daniela Thomas, no entanto, é inegável seu talento por trás das câmeras, conseguindo extrair de seu elenco atuações extraordinárias além de manter a atenção do público mesmo quando sua trama acontece em um único cenário: uma sala de jantar. É um filme de atores, feito por eles e para eles e, justamente por isso, a entrega de todos é o que há de melhor aqui. Drica Moraes, Caco Ciocler, Mariana Lima entre outras interpretações dignas de prêmios. 



04. Deixe a Luz do Sol Entrar
dirigido por Claire Denis
Imovision
Protagonizado por Juliette Binoche, o longa revela alguns dias na vida de uma mulher solitária em Paris, a cidade do amor, se perdendo constantemente em relações que nunca a preenchem. O texto é sensível e acredito que diz muito sobre os relacionamentos atuais. Binoche é sempre fantástica e a diretora Claire Denis, premiada em Cannes, encontra o tom certo para o filme, que flui bem durante seus belos minutos. 



03. Feliz Como Lázaro
dirigido por Alice Rohrwacher
Netflix
Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro, também escrito por Alice, no último Festival de Cannes, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Independent Spirit Award e ser um dos possíveis a listar na mesma categoria no próximo Oscar. É uma obra bastante original que mistura realidade e fantasia para narrar a extraordinária jornada de Lazzaro, um rapaz humilde e dono de uma bondade não digna deste mundo. Leve, sensível e que te deixará inspirado ao seu fim. 



02. Sem Rastros
dirigido por Debra Granik

Retorno da diretora que já havia surpreendido com "Inverno da Alma", lançado em 2010. Com atuações poderosas de Ben Foster e da revelação Thomasin McKenzie, o filme mostra um pai que para proteger sua filha da sociedade, a coloca para viver ao seu lado em uma reserva florestal. A jornada dos dois começa quando essa vida ilegal é descoberta. É um filme sutilmente comovente e a direção de Debra já é uma das mais elogiadas deste ano.  


01. Lady Bird
dirigido por Greta Gerwig
Universal Pictures
Indicado ao Oscar de Melhor Filme este ano, temos aqui uma obra deliciosa de assistir. Protagonizada por uma Saoirse Ronan inspiradíssima, acompanhamos esta fase de amadurecimento de uma jovem, que além dos dilemas da adolescência precisa lidar com o complicado relacionamento com sua mãe. Greta faz um cinema primoroso e surpreende por este ser seu primeiro longa-metragem. É lindo, espontâneo e genuíno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias