quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Crítica: Artista do Desastre (The Disaster Artist, 2017)

Uma insana homenagem ao pior filme do mundo. 

por Fernando Labanca

"The Room", lançado em 2003, é considerado por muitos como um dos piores filmes da história. De tão ruim, acabou virando cult e ganhando, ao longo dos anos, alguns fãs devotos. "Artista do Desastre", dirigido e protagonizado por James Franco, vem para revelar os bastidores do longa-metragem e as reais motivações de Tommy Wiseau, o misterioso homem por trás deste estranho projeto e que ganhou fama por sua total falta de talento. 

Franco dá vida a Tommy, que em aula de atuação, chama a atenção dos outros alunos por sua coragem como ator. É assim que seu destino cruza com Greg (Dave Franco), que fascinado pela ousadia daquele estranho homem decide seguí-lo. Desta amizade, surge um sonho, se mudar dali e tentar uma carreira em Hollywood. Entretanto, o fracasso parece insistir em suas vidas, o que motiva Tommy a escrever, financiar, dirigir e protagonizar seu próprio filme, contratando toda uma equipe de filmagem e depositando todo seu esforço para enfim conquistar o sucesso.


"Artista do Desastre" é um filme insano, bizarro e completamente imprevisível. Foi uma bela surpresa para mim que esperava só mais uma comédia estrelada por James Franco e seus amigos. É nítido, sim, o quanto eles se divertiram fazendo isso. O lado bom é que, como consequência disso, nós, como público, nos divertimos ainda mais. O roteiro escrito pela dupla Scott Neustadter e Michael H.Weber - conhecidos por "500 Dias Com Ela" e "A Culpa é das Estrelas" - é brilhante, tanto pela introdução e desenvolvimento de cada personagem, como pela evolução da história, que flui muito bem por seus hilários minutos. É aquele humor baseado no constrangimento, que muitas vezes nos faz rir de nervoso ou até nos faz sentir mal por estarmos rindo da desgraça alheia, nos fazendo oscilar entre a vergonha e a pena. Aquele já conhecido "seria cômico se não fosse tão trágico". 

Durante todo o filme fiquei pensando na loucura que deve ter sido sua realização. A definição de metalinguagem elevada a outro nível. Gravar os bastidores de um filme não deve ter sido fácil. Até que ponto a equipe de filmagem era a real e até que ponto começava a da ficção. As cenas das gravações são confusas, cheias de pessoas, equipamentos e passa um nível de realismo muito grande. James Franco encarou um desafio enorme aqui. Interpretar e dirigir um personagem que é ator e também diretor é digno de um belo nó no cérebro e ele merece reconhecimento por isso, por fazer dar certo e por fazer tudo extremamente bem. É uma direção fantástica e uma atuação marcante, distinta de tudo o que ele já fez, que foge da caricatura e traz humanidade a um personagem excêntrico. O restante do elenco nos surpreende por ótimas e divertidas aparições como Dave Franco, Jacki Weaver, Zac Efron e Seth Rogen.

As acusações de assédio contra James Franco parece ter acabado com o sucesso de seu filme, que tinha tudo para ser reconhecido pela Academia e foi rejeitado. Venho aqui para julgar o filme e como cinema, "Artista do Desastre" beira a genialidade. Não é óbvio e encanta por ser tão ousado, inteligente, brilhante em cada sequência. Uma comédia rara, uma pérola a ser apreciada. 

NOTA: 8,5





País de origem: EUA
Duração: 104 minutos
Distribuidor: Warner Bros. 
Diretor: James Franco
Roteiro: Scott Neustadter, Michael H.Weber
Elenco: Dave Franco, James Franco, Seth Rogen, Alison Brie, Ari Graynor, Jacki Weaver, Josh Hutcherson, Zac Efron

Um comentário:

  1. O melhor filme de comédia da vida, uma produção de alta qualidade. Os irmãos Franco são muito talentosos. Além disso, Dave Franco faz excelentes dublagens. O que ele fez em Lego Ninja Go O Filme pareceu-me excelente. É um filme encantador desde o inicio, a historia e sobre todos os personagens são adoráveis. Sem dúvida é um dos mehores lançamentos de filmes 2017. O ritmo da historia é ameno e a mensagem que tem o filme é muito fofa, definitivamente recomendado. A história é muito divertida e original, pelo mesmo, tanto crianças como adultos podem desfrutar dele. Foi uma grande surpresa de animação.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias