quinta-feira, 15 de março de 2018

Afinal, quem é Saoirse Ronan?



Muitas pessoas conheceram esta fada do cinema final do ano passado quando "Lady Bird" começou a ser divulgado e quando seu nome passou a estar presente em várias premiações. Mas afinal, quem é Saoirse Ronan?

por Fernando Labanca

A primeira e mais importante questão é: como se pronuncia este complicado nome. Apesar de ter nascido em Nova York, seus pais são da Irlanda e provavelmente seu nome tem influências de lá. No inglês seria algo como "SUR-SHA" ou para o português, talvez o mais próximo seria "SERCHA" (ou Sãr-cha?). Mas se você é não é muito bom em pronunciá-lo, não se preocupe, pois lá fora isso já foi pauta de vários programas, inclusive o site "Popsugar" chegou a convidá-la para dizer nomes de famosos difíceis de pronunciar como o dela. O resultado ficou bem divertido. 



Soirse Ronan nasceu em 12 de abril de 1994. no bairro de Bronx, em Nova York. Se mudou aos três anos de idade para a Irlanda, país onde seus pais vieram. Estudou em casa grande parte de sua infância e seu primeiro contato com o cinema, foi quando, ainda pequena, acompanhava seu pai - que na época era ator - em alguns sets de filmagem.

Seu primeiro papel no cinema foi quando tinha apenas 12 anos de idade na comédia romântica "Nunca é Tarde Para Amar", onde interpretava a filha de Michelle Pfeiffer. No entanto, o filme que a fez notada foi "Desejo e Reparação", lançado no mesmo ano, 2007. Baseado no livro de Ian McEwan e dirigido por Joe Wright, a atriz teve a sorte de conseguir um belo papel, como Briony Tallis. A interpretação chamou a atenção da crítica e assim, conseguiu uma surpreendente indicação ao Oscar, sendo uma das atrizes mais jovens a conquistar tal feito. 

Na mesma época ela havia sido escalada para viver Susie Salmon na adaptação de "Um Olhar do Paraíso". Peter Jackson, que dirigiu a obra, queria uma atriz desconhecida como protagonista. Porém, ele não esperava que no meio do caminho, ela ganharia esta inesperada indicação ao Oscar e quando seu filme foi enfim lançado, em 2009, Saoirse Ronan já era um nome. 

O interessante em sua carreira é que ela conseguiu um certo destaque ainda criança e depois disso ela se manteve, o que é muito raro de acontecer. Poucos nomes do cinema conquistaram isso. Se envolver em bons projetos desde cedo e trilhar uma carreira coerente e com escolhas sensatas, sempre em alto nível. O curioso, também, é que em entrevistas podemos ver o quão madura ela é, hoje com vinte e três anos. Ela parece estar muito certa sobre seus planos e encara sua jornada no cinema com muita seriedade e segurança.

Ah! E para quem nunca viu, a atriz já participou de clipe do Ed Sheeran: Galway Girl.


Saoirse já esteve em alguns projetos duvidosos como "A Hospedeira", mas tudo bem, acontece. O que importa é que ela já teve o prazer de trabalhar com diretores consagrados como Wes Anderson e os já comentados Peter Jackson e Joe Wright, além de ter o feito, mesmo que tão jovem, de já ter sido três vezes indicada ao Oscar. O futuro da atriz parece ainda muito promissor, visto que sua presença em "Lady Bird"  foi bastante elogiada. Há três projetos interessantes à vista: o romance On Chesil Beach, o drama de época "The Seagull", onde contracenará com Elizabeth Moss e Annette Bening e "Mary Queen of Scots", que muitos acreditam que o filme a levará novamente às premiações. 

Sou um grande fã de Saoirse Ronan. Desde "Desejo e Reparação" faço questão de acompanhar sua carreira e por isso fazer este post sempre foi um antigo sonho meu. Escrevo, agora, aquele ranking básico com os melhores filmes com ela, para aqueles que desejam conhecer um pouco mais desta brilhante, talentosa e versátil atriz!



10 melhores filmes com Saoirse Ronan



10. Cidade das Sombras 
(City of Ember, 2008)


Ainda bem criança, Saoirse estrelou este filme de fantasia que, de longe, aparentava ser mais um filme infantil que merecia estar na sessão da tarde, no entanto, existem tantas alegorias e surpreendentes metáforas que o tornam uma aventura quase adulta, que fala sobre religião e crenças de forma bastante madura. Sua atuação é, mais uma vez, ótima, provando já, desde cedo, ser capaz de protagonizar grandes produções. 


9. Caminho da Liberdade 
(The Way Back, 2010)


Saoirse é o único rosto feminino no meio do grandioso elenco que compõe a obra de Peter Weir. Ao lado de atores como Colin Farrell, Ed Harris e Jim Sturgess, ela se destaca, não só por ser a única mulher, mas por ser jovem, nova no cinema e ainda estar a altura de todos eles. Uma grande responsabilidade que ela enfrentou com grande seriedade. E mais uma das provas de que ela estava trilhando um caminho nada óbvio em Hollywood. 



8. Rio Perdido 
(Lost River, 2014)


Dirigido pelo ator Ryan Gosling, que nitidamente, escolheu a dedo seus atores, "Rio Perdido" é um louco experimento independente, repleto de metáforas e sequências sem muita lógica. Interessante e até mesmo, pouco compreendido. A presença de Saoirse é marcante e prova o quão corajosa ela é para escolher seus projetos, logo que estar aqui não lhe trouxe nenhum tipo de prestígio. 


7. Minha Nova Vida 
(How I Live Now, 2013)


O tipo de filme que jamais daria certo sem a força e versatilidade de Saoirse para protagonizar. Em um futuro distópico, sua personagem é difícil e sofre grandes transformações ao decorrer do filme e ela consegue passar verdade em todas essas oscilações. O filme é incrível, surpreendente e infelizmente, pouco conhecido pelo público.
[Crítica completa]

6. O Grande Hotel Budapeste 
(The Grand Budapest Hotel, 2014)


Saoirse ja teve a chance de trabalhar com grandes diretores do cinema. Wes Anderson foi um deles. Parte do elenco estelar que ele conseguiu reunir, trazendo nomes de peso como Tilda Swinton, Ralph Fiennes e Willem Dafoe, a jovem atriz teve o privilégio de estar ali no meio, contracenando com grandes atores e dando vida a uma personagem simples, mas significativa em sua carreira. O enredo de "O Grande Hotel Budapeste" é genial, tendo vencido importantes prêmios do cinema.


5. Hanna 
(2011)


Mais uma parceria com o diretor Joe Wright, que conheceu em "Desejo e Reparação", "Hanna" marca um dos momentos mais surpreendentes de Saoirse Ronan nos cinemas. Uma mistura de ação, aventura, ficção científica distópica, drama e a atriz flui com naturalidade em todos os gêneros que o longa mergulha. Um personagem poderoso, que destoa de tudo o que ela já fez. 


4. Um Olhar do Paraíso 
(The Lovely Bones, 2009)


Nos últimos anos, pouco conhecemos de Peter Jackson além das adaptações de Tolkien. "Um Olhar do Paraíso" marca este raro momento, em que ele levou para os cinemas um filme poderoso, belo e marcante. Sorte a dele ter colocado Saoirse para protagonizar. Versátil, a jovem atriz se entrega as cenas dramáticas e emociona na pele desta grande personagem. A obra, definitivamente, deu novos rumos a sua carreira. 


3. Brooklyn 
(2015)


Sinto um encanto profundo por este filme. E fico feliz por vê-la fazer parte deste trabalho tão delicado, tão doce e extremamente tocante. A simples história da garota que saiu do conforto da família e foi tentar uma outra vida longe de tudo. Uma pequena ideia. Uma grande obra. A atuação de Saoirse aqui é belíssima e finalmente, depois de tantos anos longe dos olhares dos críticos, conquistou sua tão merecida indicação ao Oscar de Melhor Atriz. 

2. Desejo e Reparação 
(Atonement, 2007)


O primeiro grande passo de Saoirse Ronan nos cinemas e desde sempre, um de seus melhores momentos na tela. Indicada ao Oscar como Atriz Coadjuvante, ela rouba a cena aqui. Sua Briony Tallis é uma personagem complexa, que nos causa ódio e repulsa, no entanto, o seu carisma e jeito único de compor este papel, a tornou humana, forte e memorável, mesmo que tenha aparecido apenas na primeira fase do filme.

1. Lady Bird: A Hora de Voar 
(Lady Bird, 2017)


Seu mais recente trabalho e, também, seu melhor momento no cinema. Despojada, espontânea, intensa, incrivelmente verdadeira em cada sequência. "Lady Bird" não teria sido possível sem a entrega da atriz, que conquistou sua terceira indicação ao Oscar, aos 23 anos de idade. Ela convence na pele da adolescente problemática e nos convida a embarcar em sua jornada. Acredito que ela tenha conseguido mostrar todas as suas surpreendentes camadas aqui, provando ter força para encarar uma poderosa cena dramática, mas também a comicidade necessária para divertir o público. Uma obra fantástica. Uma atuação fantástica.
[Crítica completa]




Menção honrosa:

Com Amor, Van Gogh (2017)
Animação que teve seus frames inteiramente pintados a óleo, a atriz participou deste incrível projeto não só com sua voz, mas também com seus traços, que serviram de base para a personagem Margaret Gachet. 


Arrisque, se quiser


1. Byzantium: Uma Vida Eterna (2012)

Um raro filme de vampiros tratado com seriedade. Dirigido por Neil Jordan, que retornou ao gênero depois de levar aos cinemas o clássico "Entrevista com o Vampiro" de 1994. Ao lado da atriz Gemma Arterton, as duas são as melhores coisas aqui. O filme em si é morno, não causando muito interesse ao seu decorrer, valendo apenas pelas atrizes. Se for um fã de Saoirse ou se gostar de filmes com vampiros, dá pra perder um tempinho. 



2. Nunca é Tarde Para Amar (2007)

Comédia romântica esquecível com Michelle Pfeiffer e Paul Rudd, "Nunca é Tarde para Amar" fala sobre uma mãe solteira que se apaixona por um homem bem mais novo. Divertidinho, mas nada demais. Foi quando muitos descobriram Saoirse Ronan, que novata no cinema, surpreende como coadjuvante, sendo facilmente, uma das melhores coisas da obra. Aliás, o melhor momento é quando a atriz solta a voz e faz uma incrível performance de Ironic de Alanis Morissette.



E você? Qual o melhor filme que já viu com a Saoirse Ronan?

2 comentários:

  1. Que fofura! Saoirse é uma das atrizes mais talentosas na casa dos 20 anos, torço pra ela conseguir realizar o sonho dela de interpretar Meryl Streep um dia.

    ResponderExcluir
  2. É Uma grande atriz. Ao mesmo tempo tem um rosto lindíssimo, tornando-se atraente, penso que na própria vivência dia a dia, é daquelas pessoas que valem a pena conhecer como diálogo.E' um sonho um acontecimento destes.Um abraço com amizade.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias