por Fernando Labanca
Ocorreu neste último domingo (2/03) a cerimônia do Oscar, apresentado por Ellen DeGeneres. Estou um pouco atrasado com o texto, mas depois deste feriado prolongado volto a escrever e contar o que achei da apresentação e dos vencedores deste ano.
Sem muitas surpresas, "Gravidade" foi o maior vencedor da noite, merecidamente, ganhando inclusive um dos prêmios mais importantes, o de Melhor Diretor para Alfonso Cuarón, o primeiro latino-americano a conquistar a estatueta. "12 Anos de Escravidão" foi outro consagrado pelo Oscar, levando o prêmio de Melhor Filme. A real disputa era entre os dois filmes mesmo, já que "Trapaça" foi perdendo sua força ao decorrer das últimas semanas, aliás, o longa de David O'Russell foi o grande azarado da cerimônia, não levando nada para casa, mesmo sendo o nome mais citado entre os indicados. No entanto, podemos afirmar que foi tudo bem justo, ainda que ótimos filmes tenham saído sem prêmios como "O Lobo de Wall Street" e "Nebraska".
A noite foi morna, sem nenhum grande injustiçado ou alguma apresentação empolgante. O momento mais inusitado, porém, e que fez a noite não ser totalmente esquecível foi a entrega de pizza realizada por Ellen e seu "selfie" que fez sucesso no twitter. Entre os discursos, o de Lupita Nyong'o foi o mais memorável e também o mais emocionante. Houve uma homenagem ao clássico "O Mágico de Oz" ao som da poderosa voz de Alecia Moore, ou melhor, Pink, além das apresentações das músicas indicadas em Melhor Canção, sendo a aparição de Pharrell Williams a mais interessante e a de Idina Menzel a mais decepcionante, surpreendendo negativamente ao cantar o vencedor da noite, "Let it Go" de Frozen.
Por mais que seja a mais "famosa" entre os indicados, não acredito que a canção de "Frozen" seja a melhor. Na categoria "Documentário", também tenho minhas dúvidas quanto ao vencedor, enquanto que "O Ato de Matar" era o favorito, entre os indicados estava o espetacular "The Square", que diga-se de passagem, foi um dos melhores documentários que já tive a oportunidade de ver. Surpresa boa foi ver o curta "Mr.Hublot" derrotando o favorito da Disney "Hora de Viajar", e também foi bom ver "O Grande Gatsby" vencendo nas duas categorias no qual foi indicado, nem sempre isso acontece com um filme lançado no meio do ano, muito menos quando se disputa com os favoritos. E claro, não poderei deixar de citar a lástima da noite, ver Leonardo DiCaprio sem seu prêmio, parecia o momento certo e não aconteceu, espero mesmo que isso um dia aconteça.
Vamos aos vencedores...
[veja os indicados aqui]
MELHOR FILME
12 Anos de Escravidão
MELHOR DIRETOR
Alfonso Cuarón (Gravidade)
MELHOR ATRIZ
Cate Blanchett (Blue Jasmine)
MELHOR ATOR
Matthew McConaughey (Clube de Compras Dallas)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Jared Leto (Clube de Compras Dallas)
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Grande Beleza (Itália)
MELHOR ANIMAÇÃO
Frozen - Uma Aventura Congelante
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
12 Anos de Escravidão
MELHOR TRILHA SONORA
Steven Price (Gravidade)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Let it Go" (Frozen: Uma Aventura Congelante)
MELHOR FOTOGRAFIA
Gravidade
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
MELHOR MAQUIAGEM
Clube de Compras Dallas
MELHOR FIGURINO
O Grande Gatsby
MELHOR EFEITOS ESPECIAIS
Gravidade
Gravidade
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Gravidade
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Gravidade
MELHOR EDIÇÃO
MELHOR CURTA-METRAGEM
Helium
MELHOR DOCUMENTÁRIO
A Um Passo do Estrelato
MELHOR DOCUMENTÁRIO (curta-metragem)
The Lady in Number 6: Music Saved My Life
MELHOR ANIMAÇÃO (curta-metragem)
Mr. Hublot
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário #NuncaTePediNada