segunda-feira, 30 de abril de 2018

Crítica: A Ghost Story



Um melancólico conto sobre a morte. 

por Fernando Labanca


"A Ghost Story" me pegou de surpresa. Não sabia o que esperar, apesar de já ter ouvido inúmeros elogios de outras pessoas. Foi um baque. Um choque lento, doloroso e que me fez ter a certeza de que estava diante de algo diferente de tudo o que já vi. Ora drama, ora um assombroso conto de terror. O diretor David Lowery (Amor Fora da Lei), que tem ainda uma carreira curta em longas-metragens, traz alguns traços curiosos que remetem a autenticidade de uma HQ e esta liberdade cartunesca. Seu protagonista é um fantasma que usa um lençol com buracos nos olhos e o filme caminha praticamente todo em silêncio. O poder da obra está em seu visual e é um jogo que funciona. Suas sequências flutuam com a mesma facilidade que nosso olhar flutua pelas páginas em quadrinhos. É um produto feito de belas imagens e que nos atinge fortemente. Que nos impacta com o vazio, nos faz refletir sobre a vida e nos faz sentir tão pequenos diante dela. 


A jornada do protagonista (Casey Affleck) se inicia com sua morte. Um acidente de carro o leva para um outro plano, porém, sem conseguir se ver longe de sua esposa (interpretada por Rooney Mara), ele retorna a casa em que viveram juntos e passa a assistir sua vida sem ele. Como um fantasma sem rumo, o tempo passa diante de seus olhos a caminho de outros ciclos, outros fins. É estranho e incômodo ver o que ele vê, assistir passo a passo o vazio deixado por sua ausência. Estar perto e tão distante, inacessível a própria vida. Por isso é tão triste sua caminhada, porque nos faz sentir esse mesmo vazio. Olhar para o lado e perceber que nada é eterno. Que onde pisamos amanhã não pisaremos mais. Aonde depositamos amor, amanhã será só lembrança. Um convite para a bad, "A Ghost Story" fala um pouco sobre este legado que queremos deixar no mundo. Sobre deixar uma prova que um dia passamos por aqui. 

O começo da obra é lento. Muito lento. Quase parando. Não desista. Talvez demore para embarcar, mas acredite, faz parte da proposta da obra e tudo terá um sentido para ser. Nesta ausência de diálogos e ações, percebemos o quão potente é sua trilha sonora, que é quem nos convida a entrar neste peculiar universo. Assinada por Daniel Hart, as composições que ouvimos fazem bem para alma. É lindo e a forma como elas mesclam nas sequencias, muito bem filmadas, tornam "A Ghost Story" um produto sensorial, mágico, que nos transporta a um cinema nada convencional. É o trabalho mais consistente e mais marcante de David Lowery como diretor. Curioso o formato que usa, quadrado e com os cantos arredondados, remetendo a registros antigos. É uma pena que não tenha ido para os cinemas aqui no Brasil. No entanto, é um filme que tem aos poucos conquistado o público. Um dia ele será grande, tem tudo para ser. 

No fim, tudo se encaixa, tudo faz sentido. E digo que é bonito demais de ver. Senti meu coração apertado com os ciclos criados aqui, como tudo se desenvolve lentamente e termina de um jeito devastador. Ainda que não seja de fácil digestão, é bom demais de assistir. É comovente, humano e extremamente sensível em cada saída que encontra. É como um sonho absurdo, fascinante, bizarro, melancólico e que ecoa em nossa mente como poesia. Parece estúpido o fantasma usar um lençol sobre o corpo. Poderia até ser difícil levar a obra a sério, mas não é. Talvez não ver o rosto do protagonista é o que a torna tão dolorosa, porque ao não vê-lo sentimos sua alma, sua dor e mais do que isso, sentimos que poderia ser qualquer um de nós. Vendo o fim de perto, desaparecendo, nos tornando memória. 

NOTA: 9,5


País de origem: EUA
Título nacional: Sombras da Vida
Ano: 2017
Duração: 92 minutos
Distribuidor: -
Diretor: David Lowery
Roteiro: David Lowery
Elenco: Casey Affleck, Rooney Mara



2 comentários:

  1. Estava esperando pela sua crítica sobre esse filme. E que filme! Uma experiência inesquecível com a 7ª arte! E é justamente como vc descreve: é bizarro, mas ao mesmo tempo fascinante!!! Me fez lembrar de "Under the Skin", com a Scarlett Johansson. São temáticas totalmente distintas, porém têm em comum o fato de fugirem do convencional. São obras ousadas, que eu sei que não agradam a todos os públicos, mas que para mim foram memoráveis!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que legal que estava esperando, Fábia! Fico bastante feliz! Achei uma experiência fantástica ver este filme também!

      Excluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias