"Wonderstruck", no original, significa maravilhado. Um título pretensioso que logo remetemos a sua aventura cheia de elementos deslumbrantes, feitos para encantar os olhos. Baseado no livro homônimo de Brian Selznick, que aqui também assina o roteiro, a obra muito nos lembra outra adaptação do autor, "A Invenção de Hugo Cabret". Com cenários lúdicos, maquinários retrô e seu tom de fábula infantil, nitidamente estamos falando do mesmo criador. E da mesma forma que Scorsese aproveitou para homenagear o início do cinema em 2011, Todd Haynes (Longe do Paraíso, Carol), que dirige este, acaba entregando um produto nostálgico e, também, uma bela homenagem ao cinema antigo, mudo e preto e branco, que se torna ainda mais encantador por colocar a atriz Millicent Simmonds, que é surda na vida real, para protagonizar esses instantes. Estamos falando de um diretor extremamente caprichoso, que enriquece cada pequeno detalhe e nos transporta no tempo. De fato, parece que estamos vendo um filme de anos atrás.


A obra é dividida entre duas histórias e ao seu decorrer vamos percebendo que existe um belíssimo elo entre elas. É interessante o tratamento dado pelo diretor em cada um desses atos. Esteticamente muito distintos, é na eficaz montagem que as tramas se fundem, onde o tempo inteiro estão se dialogando mesmo que aconteçam em épocas tão diferentes. Na primeira delas, em 1977, o pequeno Ben (Oakes Fegley) foge, depois de um acidente que o deixou surdo, e embarca em uma jornada para encontrar seu pai, que é um mistério que o atormenta desde que sua mãe faleceu. Já em 1927, a jovem surda Rose (Millicent Simmonds) foge para encontrar uma famosa atriz na qual tem uma ligação muito forte. É bonito essas coincidências entre as histórias, onde as duas crianças - que não podem escutar mais nada - estão fugindo de algo e a procura de um lar, a procura de um lugar no mundo, e mesmo que elas só se entrelaçam no fim, é como se fizessem parte de uma única aventura.


NOTA: 6

País de origem: EUA
Título original: Wonderstruck
Ano: 2017
Duração: 117 minutos
Distribuidor: H20 Films
Diretor: Todd Haynes
Roteiro: Brian Selznick
Elenco: Oakes Fegley, Millicent Simmonds, Julianne Moore, Corey Michael Smith, Jaden Michael, Tom Noonan, Michelle Williams
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário #NuncaTePediNada