Tão fantástico quanto Elton John merece.
Tão mágico quanto o cinema permite.
por Fernando Labanca

Claro que, como toda cinebiografia, "Rocketman" não consegue fugir das tantas armadilhas que um roteiro precisa enfrentar ao contar a vida de alguém que alcançou o sucesso. Problemas familiares, ascensão artística, fama, excessos, problemas com produtores gananciosos e decadência. Tudo está aqui, conforme pede a cartilha. No entanto, o texto acerta ao conseguir, dentro de suas duas horas bem preenchidas, contar toda sua vida, desde criança, sem parecer apressado ou sem perder a profundidade de cada evento e o afeto existente entre os personagens. É bem contado e por isso, nos envolve, nos faz querer viver sua jornada e dessa fantasia que Fletcher encontrou para ilustrar uma vida tão cheia de cores e delírios. É um retrato vibrante, inventivo e cheio de alma. Características tão raras de se encontrar atualmente na tela grande.
As letras de Elton John sempre foram muito sinceras e pessoais. Logo, não haveria ninguém melhor para contar sua vida do que suas próprias canções. Justamente por isso, é muito feliz a escolha por fazer desta história um musical e trazer para a tela, todo o exagero fantástico que o gênero permite. É lindo quando o filme esquece a realidade e embarca de vez na fantasia. Momentos como quando a plateia flutua em um dos shows ou quando Elton voa como um foguete são algumas das liberdades poéticas que a sétima arte permite e é fascinante quando a produção abraça isso de vez. Aliás, as canções são muito bem inseridas em todos os instantes e tudo se torna maior quando a direção de Fletcher, tão segura, entrega sequências belas de se verem. Coreografias, figurinos e design, enfim...um show incrivelmente bem orquestrado, digno de ser visto no cinema, em alto e bom som.
Taron Egerton tem construído uma carreira interessante em Hollywood e mesmo se envolvendo em grandes produções, tem conseguido se desvencilhar do aspecto de galã, se permitindo se arriscar em papéis desafiadores, longe de qualquer vaidade. Ele está ótimo aqui e surpreende ao emprestar sua própria voz às canções. Não é caricato porque ele não tenta ser Elton John. Nada de próteses ou lip sync. É apenas um ator em cena, entregando sua versão do que acredita.

NOTA: 9
País de origem: EUA, Reino Unido e Irlanda do Norte
Título original: Rocketman
Ano: 2019
Ano: 2019
Duração: 121 minutos
Distribuidor: Paramount Pictures
Diretor: Dexter Fletcher
Roteiro: Lee Hall
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Bryce Dallas Howard, Richard Madden, Gemma Jones
Elenco: Taron Egerton, Jamie Bell, Bryce Dallas Howard, Richard Madden, Gemma Jones
"Rocketman" é um filme honesto sobre uma das maiores estrelas da história da música e que não se intimida em revelar a sua real pessoa. Veja a minha analise completa no meu blog de cinema https://cinemacemanosluz.blogspot.com/2019/05/cine-dica-em-cartaz-rocketman-destrua-o.html
ResponderExcluir