terça-feira, 18 de junho de 2019

25 excelentes filmes com temática LGBT


Neste mês do Orgulho LGBT, nada mais justo do que fazer um compilado de várias obras com essa temática, tanto para indicar como para relembrar esses filmes incríveis que já passaram pelo cinema e, claro, para celebrar a diversidade! A ordem é apenas uma questão de organização, não significa que um é melhor, pior ou menos relevante que outro.

por Fernando Labanca

Alguns filmes falam sobre a descoberta, do processo de aceitação ou até mesmo do preconceito que os personagens enfrentam. No fim, acredito que muitos deles querem dizer uma única coisa e esta é a real beleza dessas produções: a de que todos merecem uma história de amor, independente do gênero ou da opção sexual.



25. Carol
de Todd Haynes / 2015 / Reino Unido, EUA
Mares Filmes
A produção luxuosa de Todd Haynes, que já havia entregado outros filmes com o tema como "Longe do Paraíso" e "Velvet Goldmine", "Carol" traz na tela atuações brilhantes de Cate Blanchett e Rooney Mara. A trama é simples e narra a história de uma atendente de loja que se apaixona por uma mulher casada. A relação entre as duas acaba tendo consequências inimagináveis. É muito bonito como o relacionamento vai crescendo durante o filme, nos envolvendo e torcendo para que tudo aquilo dê certo no fim.



24. Má Educação
de Pedro Almodóvar / 2003 / Espanha
-
A filmografia do cineasta Pedro Almodóvar sempre teve espaço para histórias de mulheres e para o público LGBT. É muito comum ver em seus filmes personagens homossexuais e mesmo com seus exageros narrativos, ele sempre deu voz para debater questões de gênero e todos os tipos de relações. "Má Educação" é uma de suas obras mais surpreendentes e coloca o ator Gael García Bernal em um dos papéis mais provocantes e interessantes de sua carreira. Há muita metalinguagem envolvida, então sempre há dúvidas sobre o que de fato acontece em cena, o que é real ou imaginação.



23. Milk - A Voz da Igualdade
de Gus Van Sant / 2008 / EUA
Universal Pictures
Dirigido por Gus Van Sant, a obra narra a trajetória real de Harvey Milk, o primeiro homossexual assumido a alcançar um cargo público de importância nos Estados Unidos. Uma história de superação, de alguém decidido a mudar o mundo e que inspira pelas grandes vitórias que teve. Sean Penn está fantástico no papel principal.



22. Imagine Eu e Você
de Ol Parker / 2005 / Reino Unido
Imagem Filmes
De longe, até parece um filme leve e açucarado. No entanto, se olharmos para trás, perceberemos o quão a frente do seu tempo foi. Falar sobre um relacionamento entre duas mulheres não era nada comum na época e eles resolveram falar sobre isso em uma obra familiar, doce...uma comédia romântica pura. É uma proposta ousada e deu muito certo, ainda que poucas pessoas o conheçam. É lindo e muito gostoso de assistir.



21. Transamerica
de Duncan Tucker / 2004 / EUA
Focus Filmes
Uma mulher trans, que prestes a fazer mudança completa de sexo, decide fazer uma viagem para resolver uma questão do passado inacabada, se despedir de sua antiga vida e ser o pai que nunca foi. E sem revelar sua identidade, vai ao reencontro do filho que nunca viu. Um road movie corajoso, sensível e que traz uma surpreendente transformação da atriz Felicity Huffman, que entrega uma atuação memorável.



20. Amor por Direito
de Peter Sollett / 2015 / EUA
Paris Filmes
O filme revela mais um momento histórico para a luta dos direitos LGBT. Em uma época onde um casamento homossexual não era válido, uma mulher que sofre de uma doença terminal decide ir na justiça para que sua parceira pudesse receber os benefícios de sua pensão após sua morte. Uma história dolorosa que causa revolta e indignação, no entanto, inspira pela força e coragem das mulheres que protagonizaram tudo isso. Vale por ver Julianne Moore, mais uma vez, impecável em cena.



19. Azul é a Cor Mais Quente
de Abdellatif Kechiche / 2013 / França
Imovision
Baseado em uma graphic novel, acompanhamos ao longo de vários anos o relacionamento entre duas garotas extremamente apaixonadas uma pela outra. O filme alcança um nível de realismo muito grande justamente por mostrar esta evolução das duas, em como esta relação as transforma em outras pessoas, mais agressivas, mais complexas. O filme também fala desta obsessão e como a simples possibilidade de um rompimento as destroem, deste medo que ambas sentem de viver uma sem a outra.



18. The Normal Heart
de Ryan Murphy / 2014 / EUA
HBO
Apesar de não ter chegado nos cinemas, o filme com produção da HBO é tão incrível que merece estar na lista. Com direção de Ryan Murphy, o longa conta a história real de um ativista que luta pela cura da AIDS enquanto seu próprio parceiro enfrenta a doença. Com atuações marcantes de Matt Bomer, Mark Ruffalo e Julia Roberts, somos surpreendidos por uma trama pesada, dolorosa e intensamente comovente.



17. Pecados da Carne
de Haim Tabakman / 2009 / Israel
-
Filme israelense sobre um homem que trabalha em um açougue e passa a ser discriminado por passar muito tempo com seu jovem empregado. Os dois vivem um romance proibido dentro de um bairro ortodoxo de Jerusalém. É o tipo de trama triste de ser ver por nos lembrar dessas histórias de amor que não são possíveis mas ao mesmo tempo encanta por revelar esses dois homens que lutam para estarem juntos.



16. Queda Livre
de Stephan Lacant / 2013 / Alemanha
-
Aquele filme que torcemos demais para o casal principal dar certo! No filme, dois policiais se apaixonam e lutam contra este sentimento, não apenas pela profissão que seguem e que jamais seriam aceitos mas, também, porque um deles é casado com uma mulher. É bonito como é mostrado essa descoberta dos dois, como aquela troca de olhares acaba se transformando em uma paixão intensa. Boatos de que teria sequência, mas nunca mais tive notícias.



15. Weeekend
de Andrew Haigh / 2012 / Reino Unido
Festival Filmes
Leve e descompromissado, "Weekend" é muito real em sua proposta de mostrar dois homens que se conhecem e vivem uma história de amor com prazo de validade já marcado. Entre festas, bebidas e novos amigos, os dois vão vivendo sem saber como o fim poderia os afetar. A naturalidade das cenas o faz parecer um documentário sobre as relações modernas.



14. Tangerine
de Sean Baker / 2015 / EUA
Filmado com Iphone, "Tangerine" é uma experiência cinematográfica única e que revelou, na época, o talento do diretor Sean Baker. A obra acompanha a vida de duas prostitutas transexuais e as batalhas diárias que enfrentam enquanto trabalham nas ruas. É um produto exuberante, energético e cheio de afeto. Há muito humor também, que surge naturalmente diante de um texto livre de improvisos.



13. Mistérios da Carne
de Gregg Araki / 2004 / EUA
-
A temática LGBT sempre esteve muito forte na filmografia do diretor Gregg Araki e não poderia deixar de citá-lo aqui. "Mistérios da Carne" é uma de suas obras mais provocativas, ousadas e que me deixou atordoado por um tempo. O longa é uma mistura bizarra de casos de abuso, violência e extraterrestres. Mesmo com suas pirações não deixa de ser profundo e reflexivo.



12. Girl
de Lukas Dhont / 2019 / Bélgica
Netflix
Lançado aqui no Brasil pela Netflix, o longa belga faz um recorte doloroso na vida de uma garota trans, que enquanto luta para ser aceita em uma rigorosa escola de balé, precisa enfrentar a ansiedade que sente diante da mudança definitiva de gênero. É uma obra complexa, sensível e muito honesta em cada sentimento exposto.



11. Praia do Futuro
de Karim Aïnouz / 2014 / Brasil, Alemanha
California Filmes
Filme nacional que colocou o ator Wagner Moura em um dos papéis mais ousados de sua carreira. Se trata de alguns recortes na vida de dois homens que vivem um relacionamento conturbado ao longo de vários anos. Com texto poético, há muito sentimento nas entrelinhas e nem todo detalhe da relação é exposto na tela. É um filme que fala muito sobre solidão, sobre fuga, sobre fugir para se encontrar. Uma obra fascinante.



10. Moonlight - Sob a Luz do Luar
de Barry Jenkins / 2016 / EUA
Diamond Films
O vencedor do Oscar de Melhor Filme 2017 é forte, denso e marcante. Dividido em três partes, acompanhamos a dolorosa jornada de Chiron, um homem negro da periferia que desde criança enfrentou a humilhação por ser quem é e, ao longos anos, precisou assumir seus verdadeiros desejos. Com direção impecável de Barry Jenkins, temos um produto visualmente impactante e algumas cenas que ficam na memória.



09. Direito de Amar
de Tom Ford / 2009 / EUA
-
Com uma direção deslumbrante de Tom Ford, "Direito de Amar" traz Colin Firth na pele de um professor que, abalado pela morte de seu marido, decide cometer um suicídio, porém, antes, acaba se envolvendo com um de seus alunos. Se trata de uma obra fascinante sobre este homem que, em um momento de fraqueza, acaba redescobrindo razões para viver. Um filme sexy, sensível e lindamente filmado.



08. Tomboy
de Céline Sciamma / 2011 / França
Pandora Filmes
Produção francesa traz a curiosa jornada de uma criança trans. A menina que se identifica como garoto e precisa enfrentar o dia a dia ao lado de novos amigos causa uma certa tensão, devido o segredo que o protagonista carrega consigo e essa vida dupla que decide viver. No entanto, encanta por essa noção que tem sobre si e deste processo de amadurecimento que precisa encarar. É, definitivamente, um dos filmes mais relevantes sobre o assunto.



07. Hoje eu Quero Voltar Sozinho
de Daniel Ribeiro / 2014 / Brasil
Vitrine Filmes
No cenário nacional, é uma das produções mais conhecidas sobre o tema. E mais importantes também. O romance entre um jovem cego e um garoto novo na escola é de uma sensibilidade absurda. Além de toda a nostalgia que traz com aquela liberdade da adolescência em um período de amadurecimento, o filme trata a relação dos dois garotos de forma cativante e delicada. É apaixonante e nos faz terminar de vê-lo querendo viver um grande amor por aí.



06. A Criada
de Park Chan-Wook / 2016 / Coréia do Sul
Mares Filmes
Filme sul coreano do renomado Park Chan-Wook (OldBoy), temos aqui uma história mirabolante envolvendo um vigarista, uma criada e uma herdeira. Original e inteligente, o longa surpreende por suas tantas reviravoltas e por suas provocantes cenas de sexo. Um produto deslumbrante, brilhantemente bem escrito e realizado.




05. Com Amor, Simon
de Greg Berlanti / 2017 / EUA
Fox Film do Brasil
Leve, teen e despretensioso. "Com Amor, Simon" poderia até ser um simples filme de sessão da tarde se o recado dele não fosse tão poderoso e tão necessário. Ao falar sobre um jovem que vive atormentado por guardar o segredo de sua homossexualidade, a obra acaba por dar, sem grandes pretensões, um enorme passo. Isso porque o cinema comercial nunca ousou colocar um protagonista gay em uma trama romântica e otimista. Uma obra que inspira porque conversa com aqueles que querem ouvir, porque é um sinal que evoluímos.


04. Me Chame Pelo Seu Nome
de Luca Guadagnino / 2017 / EUA, Itália
Sony Pictures
O diretor Luca Guadagnino traz toda a elegância do cinema italiano para revelar o momento de descoberta do jovem Elio, interpretado por um inspirado Timothée Chalamet, e sua relação com um homem mais velho. É muito delicado cada gesto e cada ato desse filme. A excitação do início de um romance, a liberdade da juventude, a necessidade de se ter alguém nos braços. Somos invadidos por tudo isso e por inúmeros sentimentos que somente um roteiro tão impecável poderia nos proporcionar. É lindo, é comovente e incrivelmente prazeroso de se ver e sentir.



03. Orgulho e Esperança
de Matthew Warchus / 2015 / Reino Unido
California Filmes
O filme acompanha a união de duas minorias da sociedade: os homossexuais e os mineiros. A junção entre aqueles que só tinham compaixão e solidariedade com um grupo de preconceituosos e conservadores é brilhante. Diverte com seu delicioso humor britânico e personagens extremamente cativantes. É lindo do começo ao fim, necessário e inspirador!



02. C.R.A.Z.Y. - Loucos de Amor
de Jean-Marc Vallée / 2006 / Canadá
-
Esse filme me marcou de formas que nem consigo descrever. Início da carreira do, hoje renomado, Jean-Marc Vallée (Big Little Lies), o longa canadense narra a extraordinária jornada de Zachary, desde seu nascimento até seu renascimento, anos depois, quando finalmente aceitou quem era. É curioso as referências religiosas, ainda mais vindo de um protagonista que tem uma certa simpatia pelo diabo. As músicas, as cenas, o brilhante roteiro que guia cada acontecimento com muito vigor e um delicioso toque de fantasia. É tudo incrível de ser ver e sentir.



01. O Segredo de Brokeback Mountain
de Ang Lee / 2005 / EUA
Europa Filmes
Virou um clássico. Fato. O encontro entre dois cowboys no meio de uma região distante marcou o cinema. Se trata de um dos mais belos trabalhos do diretor Ang Lee, que revelou uma das histórias de amor mais dolorosas. É triste a trajetória dos protagonistas e desse amor impossível que vivem. Heath Ledger e Jake Gyllenhaal estão fantásticos. Há muita química entre os dois atores que se entregam à seus belos papéis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias