sexta-feira, 1 de maio de 2009

Especial Watchmen - Parte 4/13

Especial Watchmen





Capítulo 4 - Relojoeiro
Por Bárbara


"Relojoeiro" é um dos mais emocionantes capítulos de Watchmen na minha opinião.Aqui o leitor descobre como aconteceu a transformação de Dr. Manhattan, antes um simples físico chamado Jonathan Osterman e depois um semideus.


O capítulo também mostra a sua relação com sua ex-namorada, também física, Janey Slater e quando ele virou Dr. Manhattan e por consequência, celebridade internacional e demonstração de poder do governo dos EUA.





Em "Relojoeiro" há várias tramas interligadas contadas através do poder do Dr. Manhattan de se deslocar no tempo, indo várias vezes do presente para o passado e o futuro próximo, tais como a emenda que o presidente Nixon propôs para poder se candidatar a um terceiro mandato, o fim do relacionamento do Dr. Manhattan com Janey Slater depois que ele conheceu Espectral II, o Ato Keene, que proibiu os vigilantes mascarados de continuarem suas atividades ( exceto o próprio Dr. Manhattan e o Comediante ) e como isso afetou a vida de todos.





Ozymandias já tinha se aposentado, mais precisamente dois anos antes do Ato Keene e a revelação de sua verdadeira identidade foi um fato irrelevante por causa da emenda proposta pelo presidente Nixon.Quando foi instaurado o Ato Keene, Espectral II ( Laurie Juspeczyk ) e Coruja II ( Daniel Dreiberg ) se aposentaram sem qualquer resistência, mas Rorschach ( Walter Kovacs ) continuou com as suas atividades clandestinamente.



O ponto mais importante do capítulo, sem dúvida é quando o Dr. Manhattan começa a falar sobre o acidente que o desintegrou em um primeiro momento, mas que mais tarde o transformou em um super-homem, em que ele cita todos os seus passos que o levaram até o dia do seu acidente,desde quando tinha 16 anos e era aprendiz de relojoeiro até quando ficou preso na câmara que separava os campos intrínsecos dos elementos ( não faço a mínina ideia do que seja campo intrínseco!!!! ).




Dr. Manhattan não é uma das personagens que eu mais gosto, porém com esse capítulo, consegui ter uma singela empatia com ele.Percebi que ele nem sempre foi a pessoa fria e distante, que foi transformado e moldado de acordo com que acontecia ao seu redor.A humanidade o decepcionou, o culpou por coisas que ele não teve culpa e a única ligação que ele tinha se desfez, pois Laurie o abandonou, por isso ele se exilou em Marte.



Portanto, "Relojoeiro" é um dos mais legais e importantes para o entendimento da história de Watchmen,mas o melhor ainda estaria por vir....




Nota:8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias