sexta-feira, 1 de maio de 2009

Hugh Jackman

Por Bárbara

Com a estreia de "X - Men Origens: Wolverine", o blog Cinemateca resolveu fazer um especial sobre o protagonista, Hugh Jackman.



Hugh Michael Jackman nasceu em Sydney, Austrália, em 12 de outubro de 1968. É o caçula de quatro irmãos.Na verdade, o Sr Jackman se formou primeiramente em Comunicação, com especialização em Jornalismo, pela Universidade de Tecnologia de Sydney.

Após concluir o curso, ele se matriculou no curso de Artes Cênicas e descobriu que a sua verdadeira paixão é interpretar.Para nossa sorte, ele se decidiu pela carreira artística.

O ator tem dois filhos adotivos com a esposa Deborra-Lee: Oscar Maximillian, nascido em 15 de maio de 2000, e Ava Eliot, nascida em 10 de julho de 2005.

Hugh estreou no cinema em 1998 no filme Paperback Hero, produção australiana de Anthony J. Bowman.Mas só ganhou notoriedade internacional quando interpretou um dos heróis mais queridos da Marvel, Wolverine, na primeira adaptação dos quadrinhos dos mutantes, X-Men - O Filme, do diretor Bryan Singer.

Logo após, Hugh participou de Kate & Leopold e Alguém como você ( ambos de 2001 ) e no mesmo ano protagonizou A Senha - Swordfish ao lado de John Travolta e Halle Berry.Mas novamente, os holofotes se voltaram a ele quando participou da sequência X-Men 2 ( 2003 ) e a partir daí sua carreira ficou totalmente reconhecida e apreciada internacionalmente e inclusive seu nome foi parar em várias listas do tipo "os mais quentes","os mais bonitos" e "os mais sexies" e não faltaram convites para novos projetos.

Em 2004 viveu o lendário herói Van Helsing em Van Helsing - O Caçador de Monstros de Stephen Sommers, dividindo o público e a critica e em 2006, voltaria a interpretar o papel que lhe consagrou, o mutante Wolverine, no ( até então ) último capítulo da franquia X- Men, em X-Men - O Confronto Final.




Também em 2006, participou de Scoop - O Grande Furo, de Woody Allen, contracenando com Scarlett Johansson, fato que se repetiria em O Grande Truque, do mesmo ano.Particularmente adoro a interpretação de Jackman na franquia X-Men, mas sua personagem em O Grande Truque é a melhor de sua carreira.Contracenando com atores de peso como Christian Bale e Scarlett Johansson e com o mestre Michael Caine,ele consegue se sobressair e mostrar seu talento,como um mágico, que movido pela obsessão em ser melhor mágico do que seu rival ( Christian Bale ) e consequentemente melhor mágico de Londres, se desfaz de todos os seus valores éticos e morais para conseguir alcançar o seu objetivo.




E, ainda em 2006, o ator emprestou sua voz para duas animações divertidíssimas: Happy Feet - O Pinguim ( como o pinguim Memphis - inclusive cantando ) e em Por Água Abaixo ( como o rato rebuscado Roddy ) e para finalizar o ano em questão, ele protagonizou o drama psicodélico de Darren Aronofsky, Fonte da Vida.

Em 2007, filmou A Lista - Você Está Livre Hoje?, com Ewan McGregor e Michelle Williams, que não foi bem recebido pelo público e nem pela crítica e em 2008 dividiu a tela com Nicole Kidman em Austrália, de Baz Luhrmann.

E nesse ano, ele volta a mostrar as garras de adamantium na pele de Wolverine, agora no filme solo que conta a sua origem.Dirigido por Gavin Hood ( Infância Roubada ) e com Liev Schreiber, Ryan Reynolds e Danny Huston no elenco, estreou ontem (30/04/2009 ) X-Men Origens: Wolverine.Depois de todo esse resumão, o que se tem a fazer agora é correr pro cinema e conferir o novo filme de um dos atores mais talentosos e carismáticos da atualidade.



Três filmes de Hugh Jackman que vale a pena se ver e outros três que...que nem vale tanto a pena assim...

Os Três Mais:




1º) X-Men - O Filme:

Foi esse filme que praticamente revelou Hugh Jackman ao mundo.Sinceramente não vejo outro intérprete para o Wolverine que senão ele,fora que o filme em si é uma boa adaptação de quadrinhos,que injetou sangue novo nesse tipo de produção.O restante do elenco está afiado e os bons momentos com certeza são quando Hugh contracena com Patrick Stewart ( Professor Xavier ) e com Sir Ian McKellen ( Magneto ).







2º) X-Men 2:



Sequência que superou o original.Wolverine viaja para o Canadá em busca do seu passado, e lá encontra o "criador" do programa Arma X, que lhe colocou as garras de adamantium, William Stryker ( Brian Cox ) e outros mutantes que foram usados na mesma experiência.William, revoltado por seu filho ser um mutante e pelo Professor Xavier não ter conseguido ajudá-lo enquanto foi aluno do Instituto Xavier, constrói uma máquina parecida com o Cérebro,mas invés de localizar mutantes ela emite um som que só os mutantes podem ouvir e com isso ele pretendia exterminar os mutantes do planeta.Diante dessa ameaça, O Professor Xavier e o Magneto unem suas forças para impedir que William consiga seu objetivo.Realmente é super bacana e melhor que o original,pena que não posso dizer o mesmo do próximo filme da franquia.

3º)O Grande Truque:

É o meu preferido entre os três e o que Hugh mais demonstra o seu talento.Robert Angier já entrou na lista das minhas personagens favoritas, junto com Tyler Durden ( Clube da Luta ), Martin Riggs ( Máquina Mortífera ) e claro, Alfred Borden ( também de O Grande Truque ). A trama se passa em Londres no século XIX e mostra a amizade entre Robert Angier (Hugh Jackman ) e Alfred Borden ( Christian Bale ) que por um tentar ser melhor mágico do que o outro, transforman a amizade em uma rivalidade levada até as últimas consequências.A transformação de Robert em um artista de bom coração em um homem sem escrúpulos é surpreendente e em nenhum momento forçada ou repentina.E sem falar que no elenco estão Christian Bale e Michael Caine e que o filme é dirigido por Christopher Nolan.É um ótimo filme!



Os três Menos:




1º) X-Men - O Confronto Final :



O mais fraco dos três filmes.Todos os atores parecem deslocados e perdidos com o rumo que as suas personagens tiveram.Halle Berry está fraca com sua ( outrora ) fantástica Tempestade e o ressurgimento de Jean Grey com um alter-ego psicopata foi muito forçado.Como se isso não bastasse, aquela história do antídoto para o gene X também não convenceu.Só Hugh que, se não superou o que tinha feito nos dois outros filmes, também não fez feio.






2º) Van Helsing - O Caçador de Monstros:

Apesar dos efeitos especiais de cair o queixo, o longa de Stephen Sommers ( A Múmia ) não tem história o suficiente para que o espectador mais exigente dedique sua atenção.Hugh está muito caristmático como Van Helsing, o herói que combate monstros pela Igreja Católica mas que esconde um terrível segredo e que se apaixona por uma mulher misteriosa de uma família "caçadora" de aberrações ( Kate Beckinsale ), além de encontrar o temível Conde Drácula em pessoa.Não que o filme seja bomba,mas história aqui não interessa muito.Diversão descompromissada.






3º) A Senha - Swordfish:



Esse sim é o mais fraco dos filmes citados.Sem história, personagens ou situações que prendam o espectador, A Senha é uma correria sem propósito e com uma subtrama super clichê, a da máfia sequestrando uma criança para obrigar seu pai a cooperar com eles.Top less gratuito de Halle Berry e que a própria declarou depois que se arrependeu de tê-lo feito e o talento dela , o de Hugh e pensando bem , do elenco principal todo ( John Travolta e Don Cheadle ) desperdiçado.





Bom, esse foi o Especial Hugh Jackman, no qual tentei contar resumidamente sua carreira antes do tão aguardado X-Men Origens: Wolverine, que está em cartaz nos cinemas.Então não perca tempo, desligue o computador e vá assistir X-Men..,cara!Tá esperando o quê???

3 comentários:

  1. Entrou na onda dos especiais neh??
    Ficou mto bacana...parabéns!! Boa escolha, adoro o Hugh Jackman...bons comentários tbm!!

    ResponderExcluir
  2. X-Men - O Filme: 7,0
    X-Men 2: 7,0
    O Grande Truque: 7,5
    Van Helsing: 5,5
    Swordfish: 6,5
    X-Men 3: estou para ver ainda!
    Muito legal esse especial, continue assim.

    ResponderExcluir
  3. Poxa...eu ainda acho q o Confronto Final é o melhor dos X-Men's!! Mas ainda assim, gosto mto dos outros!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias