sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Oscar 2013 - Os indicados


Nesta quinta, dia 10/01/13, foram anunciados os indicados ao Oscar. A premiação ocorrerá dia 24 de fevereiro. Antes das indicações...vamos às considerações...

por Fernando Labanca

"As Aventuras de Pi" foi realmente uma das grandes surpresas, o segundo mais indicado, em 11 categorias, perdendo apenas para o novo projeto de Steven Spielberg, "Lincoln", que soma 12 indicações. Havia tempo em que a Academia não valorizava tanto o trabalho de Spielberg e mesmo com 2 Oscars em sua prateleira acredito que seja bem possível o veterano levar mais uma. Outra surpresa foi "Indomável Sonhadora" que concorre prêmios importantes como Melhor Filme, Diretor e Atriz, para a pequena Quvenzhané Wallis de apenas 9 anos. A comédia dramática "O Lado Bom da Vida" que tem dois fortes protagonistas, Jennifer Lawrence e Bradley Cooper, ambos indicados por suas interpretações, também acabou se destacando entre os indicados, assim como o tão aguardado musical "Os Miseráveis" e o novo filme do austríaco Michael Haneke, "Amor".

Como todo ano, há os famosos ignorados pela Academia. Christopher Nolan realizou um dos grandes filmes de 2012, "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge" e foi totalmente ignorado, até mesmo nas categorias técnicas, como efeitos especiais, som e trilha sonora. "Moonrise Kingdom" de Wes Anderson, aclamado pelo público e crítica, surgiu tímido com apenas a indicação de Melhor Roteiro Original. A comédia independente "As Sessões" já cheirava Oscar desde que seu trailer fora divulgado, mas apenas Helen Hunt o está representando como Atriz Coadjuvante. E preciso escrever...que bom vê-la em destaque mais uma vez, é uma atriz fantástica. Me surpreendeu não ver "The Paperboy" entre os indicados, o novo filme de Lee Daniels me pareceu bastante promissor, não tendo nem mesmo Nicole Kidman como coadjuvante, já indicada no Globo de Ouro. Apesar da boa seleção na categoria Ator Coadjuvante, senti falta de Javier Bardem por "007-Operação Skyfall". Faltou obviamente, Paul Thomas Anderson, sem sombra de dúvida, um dos melhores diretores da atualidade e seu filme "O Mestre" que apareceu pouco entre os indicados. E para surpresa de todos, o francês "Intocáveis" ficou fora de Melhor Filme Estrangeiro. Seria bom também, se a Academia reconhecesse o trabalho de Ben Affleck como diretor, não seria exagero colocá-lo entre os indicados por seu excelente desempenho em "Argo". Kathryn Bigelow também pode ser considerada uma ignorada, todos já esperavam sua indicação como diretora.


Com algumas surpresas em algumas categorias, mais pela ausência de alguns nomes do que pelas escolhas, no geral, Oscar 2013 não inovou em muita coisa, trouxe aqueles filmes que todos esperavam ver, isso porque é uma premiação que chegar muito tarde, depois de Globo de Ouro, Bafta, SAG Awards, entre outras premiações que fazem desta, a considerada mais importante de todas, se tornar óbvia.

Vamos aos indicados...

FILME

 A Hora Mais Escura
Amor
As Aventuras de Pi
Argo
Django Livre
Indomável Sonhadora
Lincoln
O Lado Bom da Vida
Os Miseráveis

É estranho pensar que para definir os vencedores exista uma regra, mas sim, elas existem. Talvez não regras, mas uma certa lógica que o Oscar vem se utilizando ao longo dos anos. Geralmente Melhor Filme também leva de Melhor Diretor, logo podemos dizer que os únicos verdadeiros indicados, porque 9 indicações é mera democracia disfarçada, são apenas 5 filmes, "Indomável Sonhadora", "Amor", "As Aventuras de Pi", "Lincoln" e "O Lado Bom da Vida". O filme de Michael Haneke também está sendo indicado em Melhor Filme Estrangeiro, é bem possível que leve este, portanto o descarto como Melhor Filme. "Indomável Sonhadora" me parece a grande zebra do ano, não aposto. "O Lado Bom da Vida" é bonitinho demais, tem cara de Roteiro Adaptado. Ficamos apenas com "As Aventuras de Pi" e "Lincoln", apesar de ter adorado intensamente o longa de Ang Lee, acredito que o filme de Spielberg seja mais tradicional, acho que será o grande vencedor. Mas, quem sabe a Academia resolva se redimir com Ang Lee, lhe dando o prêmio, coisa que não aconteceu em 2006, quando "O Segredo de Brokeback Mountain" não ganhou Melhor Filme, enquanto que ele ganhara o de Diretor.

DIRETOR

Michael Haneke (Amor)
Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora)
Ang Lee (As Aventuras de Pi)
Steven Spielberg (Lincoln)
David O. Russell (O Lado Bom da Vida)

"Indomável Sonhadora", diretor desconhecido, enfim, sem chances. Também não aposto em David O.Russell, comédias dramáticas nunca ganham prêmios importantes. Michael Haneke tem grandes chances, logo que venceu ano passado a Palma de Ouro por este mesmo filme. Ainda acho que Spielberg tenha mais chances que Ang Lee, apesar da minha torcida ser contrária. Vejo mais Spielberg como vencedor, mas quem sabe a Academia surpreenda e podemos ver Haneke ou Ang Lee subindo no palco.



ATOR

Daniel Day-Lewis (Lincoln)
Denzel Washington (Voo)
Hugh Jackman (Os Miseráveis)
Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida)
Joaquin Phoenix (O Mestre)

Bradley Cooper? Acho que não. O filme de Robert Zemeckis, "O Voo" passou despercebido, não aposto que leve algum prêmio na noite. Joaquin Phoenix parece estar incrível em "O Mestre", assim como Hugh Jackman soltando a voz no musical "Os Miseráveis", mas não é de hoje que digo sem pensar duas vezes, Daniel Day-Lewis é, de fato, o melhor ator da atualidade, me surpreende vê-lo tão pouco nos cinemas. Já tem 2 Oscars, acredito que leve seu terceiro, merecidamente. Sempre.


ATRIZ

Naomi Watts (O Impossível)
Jessica Chastain (A Hora Mais Escura)
Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
Emmanuelle Riva (Amor)
Quvenzhané Wallis (Indomável Sonhadora)

A pequena Quvenzhané já fez seu papel, surpreendeu a todos ao ser indicada, já é um feito, ou seja, não levará o prêmio. Jessica Chastain não pareceu ser tão forte a ponto de sair vencedora, assim como Naomi Watts que emocionou muitos com "O Impossível", mas também não aposto nela. Acredito que as chances ficam entre Emmanuelle Riva que tem chamado a atenção de muita gente por sua atuação em "Amor" e Jennifer Lawrence, simplesmente por ser a nova queridinha de Hollywood, ela é ótima, mas não acho que mereça tanto quanto Riva. Mas é claro, adoro Naomi Watts, ficaria feliz se o Oscar me surpreendesse.


ATOR COADJUVANTE

Christoph Waltz (Django Livre)
Philip Seymour-Hoffman (O Mestre)
Robert De Niro (O Lado Bom da Vida)
Tommy Lee Jones (Lincoln)
Alan Arkin (Argo)

Christoph Waltz é um grande ator fazendo o mesmo papel, acho bem difícil ele sair vencedor. Alan Arkin também fez o de sempre em "Argo", seria mais justo ter John Goodman ou Bryan Cranston representando o filme. Robert De Niro, sem chances. Aposto nos dois que sobram, em Philip Seymour Hoffman, que sempre é indicado, mas nunca leva o prêmio, é um incrível ator, merece este prêmio, e Tommy Lee Jones, que tem grandes chances de vencer simplesmente por fazer parte do elenco de "Lincoln".


ATRIZ COADJUVANTE

Sally Field (Lincoln)
Anne Hathaway (Os Miseráveis)
Jacki Weaver (O Lado Bom da Vida)
Helen Hunt (As Sessões)
Amy Adams (O Mestre)

Tenho três queridas atrizes entre as indicadas, Helen Hunt, Amy Adams e Anne Hathaway, seria ótimo ver qualquer uma dessas vencendo. Tirando Jacki Weaver de "O Lado Bom da Vida", acho que as quatro tem grandes chances de vencer, a categoria que pode surpreender este ano.  


ROTEIRO ORIGINAL

Michael Haneke (Amor)
Quentin Tarantino (Django Livre)
John Gatins (Voo)
Wes Anderson e Roman Coppola (Moonrise Kingdom)
Mark Boal (A Hora Mais Escura)

Talvez por ter ignorado "Moonrise Kingdom", a Academia lhe dê este único prêmio, seria ótimo, aliás. Mas acredito que dentre todos, "Amor" de Michael Haneke tenha mais chances. Mas "Django Livre" e "A Hora Mais Escura" podem surpreender.


ROTEIRO ADAPTADO

Chris Terrio (Argo)
Lucy Alibar e Benh Zeitlin (Indomável Sonhadora)
David Magee (As Aventuras de Pi)
Tony Kushner (Lincoln)
David O. Russell (O Lado Bom da Vida)

Categoria difícil. Todos os indicados são bem fortes e todos estão presentes na categoria de Melhor Filme. Por outro lado, comédias dramáticas geralmente levam este prêmio e por isso "O Lado Bom da Vida" pode levar o prêmio. No entanto, se "Lincoln" provar este aparente favoritismo, pode levar também, simplesmente por ser favorito.


FILME ESTRANGEIRO

Amor (Áustria)
No (Chile)
War Witch (Canadá)
O Amante da Rainha (Dinamarca)
Kon-tiki (Noruega)

Se "Amor" não for levar o de Melhor Filme, tem grandes chances de levar este. Porém, o chileno "No" tem feito barulho e pode surpreender.


ANIMAÇÃO

Valente
Frankenweenie
ParaNorman
Piratas Pirados!
Detona Ralph

Acredito que "Piratas Pirados" e "ParaNorman" são os que tem menos chances, mas claro, posso estar enganado. Geralmente as animações dos grandes estúdios levam. "Valente" é fraco, nem mesmo merecia estar entre os indicados, mas pode vencer por ser da Pixar, que sempre monopolizou o Oscar na categoria. Tim Burton tem chances, mas confesso que minha torcida é para "Detona Ralf", que mostra uma Disney superior à Pixar, não tanto pelas técnicas, mas pelo roteiro.


FOTOGRAFIA

Anna Karenina
Django Livre
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall

Fortes indicados, mas não há como negar, "As Aventuras de Pi" trouxe um dos visuais mais impactantes dos últimos anos, seria injusto não levar.  É possível, também, que o longa de Quentin Tarantino leve este, pois ao que parece, não levará outro. Mas todos são bons, qualquer um será uma surpresa.


EDIÇÃO

Argo
As Aventuras de Pi
Lincoln
A Hora Mais Escura
O Lado Bom da Vida

Acredito que "O Lado Bom da Vida" não leve este, é estranho, mas geralmente filmes mais sérios levam este prêmio, portanto, fico entre "Argo", "Lincoln" ou "A Hora Mais Escura". 



TRILHA SONORA ORIGINAL

Dario Marianelli (Anna Karenina)
Alexandre Desplat (Argo)
Mychael Danna (As Aventuras de Pi)
John Williams (Lincoln)
Thomas Newman (007 – Operação Skyfall)

Só não aposto em Thomas Newman por 007, do resto, todos tem grandes chances de vencer. Dario Marianelli já fez boas parcerias com o diretor Joe Wright, como "Orgulho e Preconceito" e "Desejo e Reparação" e acredito que "Anna Karenina" leve algo, se não for trilha sonora será por seu visual. No entanto, Danna, Desplat e Williams são sempre nomes fortes.


CANÇÃO ORIGINAL

Before my time, de "Chasing ice" – J. Ralph
Everybody needs a best friend, de "Ted" – Walter Murphy
Pi's lullaby, de "As Aventuras de Pi" – Mychael Danna
Skyfall, de "007 - Operação Skyfall" – Adele
Suddenly, de "Os Miseráveis" – Claude-Michel Schönberg 

Quase nunca uma canção de um filme se torna manchete de notícia, "Skyfall" de Adele é sem dúvida a canção mais forte dentre os indicados. Acho que o longa de James Bond, um dos mais aclamados dos últimos anos, leve pelo menos um prêmio, e pode ser este. No entanto, temos um musical e "Os Miseráveis" pode vencer.


EFEITOS VISUAIS

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
As Aventuras de Pi
Os Vingadores
Prometheus
Branca de Neve e o Caçador

Fico entre "O Hobbit" e "As Aventuras de Pi", os mais elogiados entre os indicados, pois geralmente os mais aclamados vencem, como "Hugo Cabret" em 2012 e "A Origem" em 2011.


EDIÇÃO DE SOM

Argo
Django Livre
As Aventuras de Pi
A Hora mais Escura
007 – Operação Skyfall


MIXAGEM DE SOM

Argo
Os Miseráveis
As Aventuras de Pi
Lincoln
007 – Operação Skyfall


FIGURINO

Anna Karenina
Os Miseráveis
Lincoln
Espelho, Espelho Meu
Branca de Neve e o Caçador

Aposto em "Anna Karenina", pois muito antes de ser lançado, seu figurino já era assunto. Mas "Os Miseráveis" também tem grandes chances. 


DESIGN DE PRODUÇÃO

Anna Karenina
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
Os Miseráveis
A Aventuras de Pi
Lincoln

Acredito que "O Hobbit" seja o mais fraco dentre os indicados, qualquer um dos quatro pode vencer.

MAQUIAGEM

Hitchcock
Os Miseráveis
O Hobbit: Uma Jornada Inesperada

"Hitchcock" só teve esta indicação, acredito que será seu prêmio de consolação. 


CURTA-METRAGEM

Asad
Buzkashi boys
Curfew
Death of a shadow
Henry


DOCUMENTÁRIO (LONGA-METRAGEM)

5 broken cameras
The gatekeepers
How to survive a plague
The invisible war
Searching for a sugar man


DOCUMENTÁRIO (CURTA-METRAGEM)

Inocente
Kings point
Mondays at Racine
Open heart
Redemption


ANIMAÇÃO (CURTA-METRAGEM)

Adam and dog
Fresh guacamole
Head over heels
Maggie Simpson in 'The Longest Daycare
Paperman


7 comentários:

  1. Ate quando a academia vai ignorar o excelente Ben Afleck? Essa e a grande pergunta que ficou no ar.
    Adeval Freitas- CE

    ResponderExcluir
  2. Concordo! Ben Affleck já provou o suficiente para ser considerado um dos grandes diretores da atualidade. É uma pena que a Academia não perceba isso.

    ResponderExcluir
  3. Cade a Sandra Bullock?? Não acredito que uma das melhores e mais premiadas de hollywood não estará presente !

    ResponderExcluir
  4. Fiquei feliz ao ver os destaques que As Aventuras de Pi e o musical Os Miseráveis receberam. Mas confesso que fiquei surpreso em quanto Batman foi ignorado! E achava que A Origem dos Guardiões seria indicado à melhor animação, sendo assim, com certeza Detona Ralph é o favorito, pois além de fazer referências culturais quando aos games de hoje e de ontem, mostra o quanto a Disney impera no quesito filmes de animação ^^

    Abraços,
    http://therevolucaonerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei feliz pelo destaque de "As Aventuras de Pi" tbm. "Os Miseráveis" ainda não vi, mas promete ser outro grande filme.

    Também fiquei bastante surpreso por ignorarem completamente "Batman", achei estranho, na vdd. "Detona Ralph" é o meu favorito na categoria Animação, mas depois do Globo de Ouro, onde "Valente" ganhou...não sei mais se o longa da Disney bate o da Pixar. Mas ainda estou na torcida!

    Valeu, mais uma vez, pelo comentário, Victhor!

    ResponderExcluir
  6. Fernando, arrasando nas postagens!
    Adorei o fato de "Os Miseráveis" e "As Aventuras de Pi" estarem concorrendo a várias categorias! Estou torcendo muito para eles! :D
    Ainda não acredito que "A Origem dos Guardiões" não foi indicado!!! "Piratas Pirados!" ?? decepcionante... Fico na torcida do "Detona Ralph" também! :D
    Fiquei muito curiosa para assistir "Lincoln", "O lado bom da vida" e vários outros participantes.
    Animação (curta-metragem), Paperman! :D O Hobbib poderia ter sido indicado em outras categorias, mas valeu!
    Não vejo a hora de ver os ganhadores!!!

    ResponderExcluir
  7. Sim! Gostei de terem dado destaque para "As Aventuras de Pi", realmente é um grande filme e merece isso! Gostei mto de ter visto "Argo" em algumas indicações tbm, minha torcida são por esses dois filmes!

    Pois é, "A Origem dos Guardiões" merecia uma indicação sim. Mto mais que "Valente". Espero msm que a Academia compense este erro, premiando o melhor dos indicados, "Detona Ralph".

    Acabei não vendo nenhum dos curtas. E qnto ao "O Hobbit", acho q foi indicado nas que merecia msm. Não é meu filme predileto dentre os indicados do ano.

    Dri, mais uma vez, mto obrigado pelo comentário!!

    ResponderExcluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias