terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Oscar 2011- Os Indicados

Dia 25 de janeiro, foram enfim anunciados os indicados ao Oscar! A cerimônia de entrega aos prêmios acontecerá dia 27 de fevereiro. Aqui no Brasil a transmissão está por conta da emissora Rede Globo, que desta vez não coincidiu com o carnaval e teremos a chance de ver a maior premiação do cinema! Os favoritos são "O Discurso do Rei" de Tom Hooper, que soma ao todo 12 indicações e "Bravura Indômita" de Ethan e Joel Coen com 10 indicações. Surpreendentemente o longa de David Fincher ficou um pouco atrás, mas ainda assim é um dos favoritos com 8 indicações, assim como a super produção de Christopher Nolan, "A Origem".

vamos aos indicados...

Melhor Filme

A Rede Social
O Discurso do Rei
O Vencedor
Cisne Negro
Bravura Indômita
A Origem
Toy Story 3
127 Horas
Minhas Mães e Meu Pai
Inverno da Alma

Pela segunda vez, serão 10 indicados a Melhor Filme, o que é ótimo, pois assim, filmes como "Toy Story 3" e "A Origem" entram na disputa, o que provavelmente não aconteceria se fossem apenas 5. Os favoritos são "A Rede Social" e "O Discurso do Rei", mas levando em consideração às últimas premiações, "O Discurso do Rei" levará a melhor, mas ainda assim o longa de David Fincher tem grandes chances. Mas filmes como "Bravura Indômita" dos Irmãos Coen podem surpreender.

São 10 indicados, mas os concorrentes ao prêmio, pode se dizer, que são apenas "O Discurso do Rei", "A Rede Social", "Bravura Indômita", "O Vencedor" e "Cisne Negro", logo que estes foram indicados a Melhor Diretor, e pela lógica do Oscar...o Melhor Diretor leva também pelo Melhor Filme.


Melhor Diretor

Tom Hooper (O Discurso do Rei)
David Fincher (A Rede Social)
Darren Aronofsky (Cisne Negro)
Joel e Ethan Coen (Bravura Indômita)
David O.Russell (O Vencedor)

Recentemente ganhador do Prêmio do Sindicato dos Diretores, Tom Hooper leva vantagem por "O Discurso do Rei", por outro lado David Fincher venceu o Globo de Ouro, mas ainda assim Hooper sai na frente. A Direção de Darren Aronofsky sempre rendeu grandes elogios em obras como "Requiém para um Sonho" e "O Lutador" e pode ser que o jovem diretor surpreenda e ganhe de vez seu reconhecimento, merecido, aliás. Os Irmão Coen também tem chances, queridinhos das premiações, o nome deles é bastante visto entre os indicados e seus últimos filmes não passaram despercebidos pelo Oscar.


Melhor Ator

Colin Firth (O Discurso do Rei)
Jesse Eisenberg (A Rede Social)
Jeff Bridges (Bravura Indômita)
James Franco (127 Horas)
Javier Bardem (Biutiful)

Colin Firth leva a vantagem, vencedor do Globo de Ouro e do Sindicato de Atores, o ator elogiado por "O Direito de Amar", indicado ano passado, desta vez pode ser que ele enfim ganhe seu Oscar. Jeff Bridges vencedor ano passado tem grandes chances, assim como Jesse Eisenberg por sua ótima performance em "A Rede Social". Javier Bardem vem recebendo muitos elogios e é bem possível que ele surpreenda. James Franco é ótimo, mas suas chances são mínimas.


Melhor Atriz

Natalie Portman (Cisne Negro)
Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai)
Jennifer Lawrence (Inverno da Alma)
Nicole Kidman (Reencontrando a Felicidade)
Michelle Williams (Namorados Para Sempre)

Natalie Portman está quase lá e é a favorita para o prêmio. Se não for ela, a única capaz de lhe vencer é Annette Bening com sua grande performance na comédia "Minhas Mães e Meu Pai", aliás, único filme do gênero e ter uma indicada. Jennifer Lawrence também pode surpreender. Nicole Kidman e Michelle Williams, apesar de serem excelentes atrizes, é bem provável que voltem de mãos abanando.


Melhor Ator Coadjuvante

Christian Bale (O Vencedor)
Mark Ruffalo (Minhas Mães e Meu Pai)
Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)
Jeremy Renner (Atração Perigosa)
John Hawkes (Inverdo da Alma)

Christian Bale é o favorito e é quase certo que leve o Oscar. Concorrentes fortes, mas com chances menores, Jeremy Renner surpreendeu no ótimo "Atração Perigosa" e Geoffrey Rush vem recebendo ótimas críticas por seu desempenho ao lado de Colin Firth em "O Discurso do Rei".


Melhor Atriz Coadjuvante

Melissa Leo (O Vencedor)
Amy Adams (O Vencedor)
Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei)
Jacki Weaver (Reino Animal)
Hailee Steinfeld (Bravura Indômita)

A favorita é Melissa Leo, vencedora de alguns prêmios recentemente por seu papel, provavelmente levará a melhor. Talvez a única que possa atrapalhar seus planos seja a veterana Helena Bonham Carter, a mais forte das concorrentes. Por outro lado, um nome vem sendo bastante falado, desconhecida e muito talentosa, a jovem Hailee Steinfeld pode ser uma das atrizes mais jovens a levar o prêmio e pode ser uma das supresas da noite.


Melhor Roteiro Original

Minhas Mães e Meu Pai
A Origem
O Discurso do Rei
Another Year
O Vencedor

O Oscar adora premiar comédias dramáticas e independentes como Melhor Roteiro, foi assim com "Juno" e "Pequena Miss Sunshine", levando isso em conta, o simpático e adorável "Minhas Mães e Meu Pai" pode sair vencedor. Porém este ano tem o forte concorrente "A Origem", com um dos roteiros mais incríveis dos últimos anos e se tem um prêmio que este merece ganhar é de Melhor Roteiro. Vale citar o favoritismo em cima de "O Discurso do Rei" que mesmo não merecendo tanto, pode ganhar.


Melhor Roteiro Adaptado

A Rede Social
Bravura Indômita
Toy Story 3
127 Horas
Inverno da Alma

O favorito é "A Rede Social" que com quase toda a certeza levará o prêmio, caso contrário, "Bravura Indômita" levará, levando em consideração seus recentes elogios. Ainda vale lembrar a presença de "Toy Story 3" que também tem grande chanes, menores, mas pode supreender.


Melhor Longa Metragem de Animação

Toy Story 3
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico

É uma pena que tenha apenas 3 indicados nesta categoria, ficaram faltando é claro, filmes como "Meu Malvado Favorito" e o novo da Disney "Enrolados". Entre os selecionados, "Toy Story 3" é o favorito, mas ainda sim, seus concorrentes são fortes, dois filmes elogiadíssimos que poderão desbancar a Pixar, depois de anos sendo invicta.


Direção de Arte

A Origem
O Discurso do Rei
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte- Parte 1
Bravura Indômita

Nesta categoria, filmes de fantasia tem maiores chances de se darem bem, por isso "Alice", "A Origem" e "Harry Potter" tem maior probabilidade de sairem vencedores.


Fotografia

A Origem
Cisne Negro
Bravura Indômita
A Rede Social
O Discurso do Rei


Figurino

Alice no País das Maravilhas
O Discurso do Rei
Bravura Indômita
I Am Love
The Tempest


Melhor Documentário (curta-metragem)

Sun Come up
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers no More
The Warriors of Qiugang


Melhor Documentário (longa-metragem)

Lixo Extraordinário
Gasland
Inside Job
Restrepo
Exit through the gift shop

Torcida brasileira para o nacional "Lixo Extraordinário", que ficamos de fora mais uma vez entre os filmes estrangeiros, mas o que ningém esperava era a pérola escondida entre os documentários.


Melhor Edição

Cisne Negro
O Vencedor
A Rede Social
O Discurso do Rei
127 Horas


Melhor Filme Estrangeiro

Biutiful (México)
Em Um Mundo Melhor (Dinamarca)
Incêndios (Canadá)
Fora-da-Lei (Argélia)
Dogtooth (Grácia)

O favorito é "Biutiful" do consagrado Alejando Ganzales Inarritu, por outro lado, o dinamarquês "Em Um Mundo Melhor" surpreendeu no Globo de Ouro e pode surpreender no Oscar também.


Melhor Trilha Sonora

Como Treinar o Seu Dragão (John Powel)
A Origem (Hans Zimmer)
O Discurso do Rei (Alexandre Desplat)
127 Horas (A.R.Rahman)
A Rede Social (Trent Reznor e Atticus Ross)

O provável vencedor será Trent Reznor por "A Rede Social", logo que saiu vencedor do Globo de Ouro. Porém, Alexandre Desplat é sempre um concorrente forte e já possui vários prêmios como compositor de trilhas sonoras. Vale lembrar o belíssimo trabalho de Hans Zimmer em "A Origem" que merece muito o prêmio. Ainda temos A.R.Rahman que ganhou recentemente o Oscar por "Quem Quer Ser Um Milionário", ou seja, um prêmio bem disputado.


Canção Original

"Coming Home" (Country Strong)
"I See the Light" (Enrolados)
"If I Rise" (127 Horas)
"We Belong Together" (Toy Story 3)


Melhor Edição de Som

A Origem
Toy Story 3
Incontrolável
Bravura Indômita
Tron-O Legado


Melhor Mixagem de Som

A Origem
Salt
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita


Melhores Efeitos Visuais

A Origem
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte-Parte 1
Além da Vida
Homem de Ferro 2


Melhor Maquiagem

O Lobisomen
Minha Versão Para o Amor
Caminho da Liberdade


Melhor Curta Metragem

The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143


Melhor Curta Metragem de Animação

Day & Night
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet the voyage

O provável vencedor será a animação da Pixar "Day & Night", introdução de Toy Story 3, que só por ele já valia o ingreço do filme. Aliás, o estúdio é monopólio total do prêmio que há anos vence com seus criativos curtas.


OS ESQUECIDOS

Todo ano tem aqueles filmes ou atores que se destacam mas acabam ficando de fora de algumas categorias...vamos lembrar alguns deles...

Christopher Nolan ficou de fora na categoria Melhor Diretor, o que é quase um insulto para os cinéfilos de plantão. O gênio por trás de 'A Origem' merecia estar entre os indicados e com certeza foi o grande esquecido!

Ben Affleck como ator não é lá essas coisas, mas como diretor merecia mais reconhecimento e não seria um exagero colocá-lo entre os melhores de 2010 e sua obra em questão, "Atração Perigosa", ao meu ver, foi o grande injustiçado entre os indicados, ficando apenas como Melhor Ator Coadjuvante. Nem ao menos sua fotografia e sua ótima edição foram lembrados.

Ótimas animações ficaram de fora também, como "Enrolados", "Megamente" da Dreamworks e "Meu Malvado Favorito", que ao meu ver, são superiores a "O Mágico" que tem suas qualidades mas não supera os mais populares.

Entre os atores, Mila Kunis vem recebendo muitos elogios por sua performance em "Cisne Negro", onde contracena com Natalie Portman, mas foi esquecida entre as coadjuvantes. Assim como o belo desempenho de Julianne Moore que fora ignorado como Melhor Atriz por "Minhas Mães e Meu Pai".

O Ator vencedor do Globo de Ouro, Paul Giamatti também não recebeu sua indicação e seu filme "Minha Versão Para o Amor" fora esquecido também, levando apenas a indicação de Melhor Maquiagem.

O francês e elogiado "O Concerto" que muitos acreditavem estar entre os indicados de Melhor Filme Estrangeiro, não foi lembrado, em nenhuma outra indicação também.

Outro citado como favorito, Andrew Garfield tamém fora deixado de lado como Melhor Ator Coadjuvante por "A Rede Social", ao meu ver, com um desempenho superior a de Jesse Eisenberg.


Enfim...
agora é só torcer!!!

Um comentário:

  1. Uiaaaa...show de bola sua postagem, falando como um verdadeiro crítico de cinema!!!É isso aí...bem que a Globo podia por vc no lugar do José Wilker...hsuahuahsuahsua

    A propósito..valeu pelos parabéns!Dia 4 vou ver se consigo assistir Cisne Negro..vou ver se consigo...se vc tiver a fim..é só combinar!
    Bju

    ResponderExcluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias