quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Especial: Sandra Bullock


Sandra Bullock. Atualmente seu nome vem sendo bastante citado nas principais mídias, isso devido ao fato da revista "Forbes" ter lançado a lista que mostra as atrizes mais bem pagas do mercado, e Bullock alcançou o primeiro lugar, graçás ao sucesso de seus dois últimos trabalhos, Um Sonho Possível e A Proposta. Além disso, este ano a atriz ganhou, simplesmete, o Oscar e o Globo de Ouro (drama) de Melhor Atriz por Um Sonho Possível, e ainda, recentemente ganhou o "Teen Choice Awards" como melhor atriz em comédia e drama, além de várias outras indicações e ainda foi homenageada no "MTV Movie Awards" desse ano por sua brilhante trajetória, provando, que sim, a atriz chegou ao estrelato, e depois de tantos altos e baixos em sua longa carreira, Sandra Bullock conquistou seu espaço e hoje tem um dos nomes mais importantes e influentes do cinema atual.

O Cinemateca não poderia ficar de fora. Com vocês...Sandra Bullock...

por Fernando Labanca

A atriz nasceu em Virginia, Estados Unidos, em 26 de julho de 1964. Filha de uma cantora de Ópera, desde criança, Sandra já era acostumada aos palcos e devido a isso, na década de 80, se formou em Teatro. Após os estudos, resolveu ir para Nova York atrás de uma carreira como atriz, deixando o conforto dos pais de lado e arriscando tudo pelo sonho. Para sustentar mais um curso de teatro na capital, ela trabalhava de garçonete.

Sandra foi parar na Broadway, onde conseguiu os olhares da crítica e devido ao seu bom desempenho, entrou para o elenco de algumas produções para TV. Com algumas recomendações, iniciou sua carreira nos cinemas com projetos de baixo custo, eis que surge uma grande oportunidade, substituindo uma outra atriz, estrelando ao lado de Sylvester Stalone na ficção ciêntífica "O Demolidor" em 1993 e graçás a esse trabalho, onde chamou a atenção do produtor Joel Silver que a indicou para fazer a protagonista ao lado de Keanu Reeves em "Velocidade Máxima". O filme estreiou em 1994 e foi um grande sucesso, levando a atriz ao estrelato.

Pegando carona em seu sucesso, Sandra Bulluck estrelou mais um filme, em 1995, na comédia romântica "Enquanto Você Dormia" ao lado de Bill Pullman. Um filme leve e bastante agradável que mostrou seu talento podia ir muito mais além que em filmes de ação. O filme foi um sucesso.

Porém, seu estrelato dura pouco. Pouco tempo depois surge nas telas com o suspense "A Rede" e a comédia "Corações Roubados", onde neste filme a atriz mostra mais uma vez seu lado cômico, mas sua boa atuação não é suficiente em tramas fracas e foram verdadeiros fracassos. Logo após surgiu com o filme mais sério de sua carreira em 1996 com "Tempo de Matar", que lhe rendeu elogios, mas ainda não foi suficiente pois logo após a atriz teve a brilhante idéia de voltar na sequência de Velocidade Máxima, que esse sim, foi um dos piores momentos de sua carreira.

Quando alguns já achavam que era seu fim, Sandra Bullock retorna já em 1998, com trabalhos notáveis, como no sensível drama de Forest Withaker, "Quando o Amor Acontece", um belo filme, "sessão da tarde" total, mas um dos melhores do folhetim da globo. Mas sua carreira entra em novos caminhos com a chegada, no mesmo ano de "Da Magia à Sedução", ao lado de Nicole Kidman, uma das duplas mais memoráveis do cinema, o filme foi um sucesso e é lembrado até hoje como um dos mais marcantes de sua trajetória. No mesmo ano, ela ainda dubla uma das personagens no filme "Príncipe do Egito".

Em 1999, ao lado de Ben Affleck, estrelou "Forças do Destino", um filme simples mas bem divertido e com um final até que fora do convencional. Em 2000, Sandra tenta mostrar que também é capaz de ser boa fazendo filmes mais sérios, para isso, protagoniza o drama "28 Dias", que nada mais foi que uma tentativa frustrante, logo que o filme não deu muito certo e foi criticado. Até que no mesmo ano, para sua alegria, surge um dos seus maiores sucessos, na pele de Gracie Hart na comédia Miss Simpatia, que agradou o público e provou de vez o talento da atriz, se livrando de acabar com sua carreira mais uma vez.

Em 2002, a atriz volta com mais sucessos, como a comédia romântica "Amor a Segunda Vista" com Hugh Grant e o suspense "Cálculo Mortal" onde ela mostrou uma incrível habilidade de fazer "a mulher durona". Mas foi somente em 2004 que a chance de ouro chegou em sua mãos, aliás, ela quem foi atrás dessa grande chance, chegou a pedir para participar de "Crash-No Limite", inclusive as viagens que teve que fazer saiu de seu bolso, logo que queria muito estar no elenco, e tinham pouquíssimo dinheiro envolvido no projeto, e essa foi uma das melhores escolhas da atriz, "Crash" venceu o Oscar de Melhor Filme, além de vários outros prêmios e nele, deixou de ser estrela e virou uma atriz de verdade. Logo depois, ela embarcou na sequência de "Miss Simpatia", filme muito criticado, mas que ainda tem seu valor.

Em 2005, Sandra Bullock se casa com Jesse James, um famoso construtor de carros e motos, mas que recentemente foi alvo de muitas polêmicas, e neste ano, inclusive, houve o divórcio e hoje, Sandra é solteira e está envolvida num processo de adoção. Em 2006. ela retorna a parceria com aquele que foi uma de suas melhores duplas no cinema, Keanu Reeves, no romance dramático "A Casa do Lago". No mesmo ano, participou de "Confidencial". Já em 2006, o fiasco voltou em sua carreira, no suspense "Premonições", e neste período a atriz já estava bem afastada, foi mais uma vez quando todos acreditavam que era seu fim, definitivamente.

Eis que em 2009, Sandra volta com tudo, em dois de seus melhores trabalhos, dois de seus maiores sucessos, na comédia romântica "A Proposta" na qual foi indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz-Comédia e "Um Sonho Possível" premiada no Globo de Ouro e Oscar. Ela voltou, não sabemos por quanto tempo, sua carreira sempre foi marcada por altos e baixos, e eu, como muitas pessoas, torço para que ela fique.

Sandra Bullock pode ter estado em vários filmes fracos e sua carreira ter sido marcada por pontos baixos, mas a verdade, é que só os melhores momentos é que são lembrados por aqueles que a seguem. E isso, poucas atrizes alcançaram, Sandra pode não ter a melhor filmografia, mas com certeza, possui o maior número de fãs, a queridinha de todos nós, a atriz que ainda será lembrada por muito tempo.

O Essencial de Sandra Bullock:


10º - Cálculo Mortal (2002)

Ao lado de Ben Chaplin, Sandra interpreta uma detetive que é encarregada de solucionar brutais assassinatos, onde os principais suspeitos são dois estudantes brilhantes, interpretados por Ryan Gosling e Michael Pitt. Um dos filmes sérios de Sandra mais bem sucedidos, um suspense bem amarrado com um roteiro que nos prende do começo ao fim, num papel que não exige tanto da atriz mas que mesmo assim se deu bem no longa.


9º Enquanto Você Dormia (1995)

Uma delicada e divertida comédia romântica, onde Sandra interpreta um mulher solitária que trabalha na bilheteria de uma estação de trem, até que salva um desconhecido de ser atropelado por um. Ele fica em coma e por um desentendido, ela acaba se passando pela noiva do rapaz, e desencorajada mantem a farsa, até que se apaixona pelo irmão dele. A partir deste filme, a atriz toma o gosto por comédias românticas no qual fica famosa por elas, um filme "sessão da tarde", mas bem interessante e que vale a pena ser assistido.


8º Da Magia à Sedução (1998)

Do roteiro de Akiva Goldsman e baseado no livro de Alice Hoffman. O filme mostra o cotidiano de duas irmãs-bruxas que sofrem de uma maldição deixada pela mãe, onde todos os homens que elas se apaixonam...morrem. Sandra Bullock interpreta Sally, a irmã de Nicole Kidman, que já havia perdido um marido num acidente de carro, e agora tem um caso com um homem que a tortura, e Sally volta para salvá-la. Um filme viajado, mas ainda sim, adorável. A dupla marcou presença e se mostraram ao mundo, ambas se tornaram estrelas após o sucesso do filme.


7º Confidencial (2006)

A trama conta a inusitada trejetória de Truman Capote, um escritor e jornalista homossexual que resolveu escrever sobre um assassinato numa pequena cidade do sul dos Estados Unidos, no caso, foram dois assassinos, e Truman reunindo uma série de entrevistas com todos os envolvidos no caso, acaba fazendo uma grande e profunda amizade com os dois. Sandra, aqui, é coadjuvante, interpreta Nelle Harper Lee, uma amiga confidente de Truman. Num filme recheado e estrelas como Sigourney Weaver, Daniel Craig, Hope Davis e Gwyneth Paltrow (fazendo ponta), Sandra consegue se destacar, numa de suas grandes atuações, pena que o filme passou despercebido pela maioria.


6º Amor à Segunda Vista (2002)



Aqui, Sandra é Lucy Kelson, ativista e formada em Howard, ambiciosa ao extremo, até que começa a trabalhar com o milionário Goerge Wade (Hugh Grant) como sua assistente, o problema que ele passa a usá-la para resolver problemas fúteis de sua vida, decidida a sair, ele passa a reavaliar a presença de Lucy e percebe que já não pode caminhar sózinho. Comédia romântica típica, cheia de clichês, Hugh Grant interpretando Hugh Grant, enfim, ainda sim, vale a pena, Sandra Bullock está ótima e muito engraçada, sua dupla com o ator funciona, sendo uma das mais carismáticas de sua carreira.


5º Um Sonho Possível (2009)

Lançado este ano, aqui no Brasil, o longa baseado em fatos reais, conta a trajetória de um rapaz sem família que recebe a ajuda de Leigh Anne, interpretada por Sandra Bullock, que lhe dá um teto e comida, e mais do que isso, motivos para querer crescer na vida e ser um grande jogador de futebol americano. Um filme belo, tem seus problemas, mais ainda sim, vale a pena conferir, principalmente pela grandiosa atuação de Bullock, para quem curte sua carreira, precisa vê-lo. Uma de suas melhores performances e uma das personagens mais incríveis que já interpretou.
[ver crítica completa]

4º A Casa do Lago (2006)

Retornando sua parceria com Keanu Reeves, onde no longa mal se encontram, logo que sua personagem está dois anos na frente que seu amado, isso mesmo. Ela em 2006, ele em 2004 e assim, a médica solitária se relaciona com um arquiteto do passado, e tudo ocorre na exótica casa do lago, onde ambos são proprietários do local, mas em tempos diferentes. Um romance inovador, que diferente de todos que já vi, nos faz pensar e fazer nossos neurônios se exercitarem um pouco. Sandra está fantástica e sua dupla com Reeves funciona mais uma vez, em uma das mais siceras e criativas histórias de amor dos últimos anos.


3º A Proposta (2009)

Uma chefe durona que para não ser deportada para o Canadá, sua terra de origem, conta às autoridades que irá se casar com seu assistente, o cara que a odeia mais que qualquer pessoa, e juntos terão que provar para todos que estão realmente juntos e que se amam e tudo isso num final de semana no Alaska. Diversão pura, Sandra é ótima em comédias e esta é uma das melhores, sem dúvida. Sua parceria com Ryan Reynolds é fantástica, juntos formam um dos casais mais hilários do histórico de comédias românticas, além, é claro, dá brilhante atuação da atriz, que nos faz rir simplesmente com olhares e gestos. Vale a pena...engraçadíssimo!!
[ver crítica completa]

2º Miss Simpatia (2000)

Sandra Bullock interpreta Gracie Hart, uma policial durona que se infiltra num concurso de Miss Estados Unidos para detectar uma grande ameça terrorista. Lendo esse roteiro parace idiota, mas a verdade é que ver uma policial toda masculina virar uma beldade nas passarelas fez de Sandra Bullock o que ela é hoje, simplesmente brilhante. É muito engraçado acompanhar sua trasformação, e ela faz tudo com muita competência, nos convense tanto quanto uma policial quanto uma modelo. Um filme interessante, divertido e que vale muito a pena conferir. Ainda temos Michael Caine, também excelente em seu papel.


1º Crash - No Limite (2004)

Filme vencedor do Oscar de Melhor Filme, Crash acompanha 36 horas na vida de diversas pessoas em Los Angeles, um local onde as pessoas siplesmente não se enxergam e não exergam os outros ao seu redor, vivem suas vidas diariamente separadas por metal e vidro nos trânsitos da cidade. Eis que nessas horas que acompanhamos, algo vai acontecer, todas vão se esbarrar de alguma forma, seja num acidente de carro, num assalto, num sequestro, numa tentativa de assassinato, todas vão sentir o contato, o contato que não há em suas vidas com desconhecidos. O filme, brilhantemente, nos proporciona uma reflexão rara sobre preconceitos, seja de raça ou etnia, onde seus personagens colocam suas veradades, suas culturas e suas crenças em conflito.
Dirigido por Paul Haggis, o filme nos trás um elenco de peso, como Don Cheadle, Matt Dillon, Terrence Howard, Thandie Newton, Brendan Fraser, Ryan Phillippe, Jennifer Esposito, entre outros, todos extremamente incríveis e Sandra Bullock, assim como todos, não é uma mera coadjuvante. Crash marca seu melhor desempenho como atriz nas telas, sua menor participação no cinema, mas seus poucos minutos em cena são suficientes para provar seu enorme talento.

9 comentários:

  1. Adoreeeiii o especial!!!Parabéns...sabe tudo de Sandra Bullock, hein???hehehehe
    Só não achei Da Magia a Sedução um filme bom,me deu sono e quando acabou não teve muito sentido pra mim...tipo, eu fiquei com aquela cara sabe?"ué,mas que droga de filme é esse"...e Crash é fantástico!

    ResponderExcluir
  2. É isso eh vdd...Da Magia a Sedução realmente não é tão incrível...mas achei q Top 10 seria bem legal, tinha que preencehr a lista! E até q eu gosto do filme...

    Gosto bastante do Miss Simpatia 2 tbm, mas não faria sentido colocar na lista, seria mto criticado...kkkkk!! Ninguém gosta...só eu :(

    Pois eh...Crash eh fantástico!!

    Huahauhau...valeu...
    me empenhei bastante nessa postagem...
    algumas semanas de estudo!!!
    Mas eh claro q eu num sei tudo sobre ela, e nem vi todos os filmes...seria impossível!!

    valeu por comentar!!

    ResponderExcluir
  3. Osvaldo Alves Cavalcante16 de abril de 2011 01:36

    Se eu tivesse o prazer de conhecer essa linda mulher de olhar penetrante e cativante, seria o homem mais feliz do mundo. Sandra eu te amo! e-mail osvaldocavalcante7@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. sandra voce e maximo e tao linda eu nao perco nem um filme seu ha eu adorei ver voce nua no filme espero noticias sua aguardo ansioso abracos

    ResponderExcluir
  5. MARAVILHOSA!!!!!
    Ela consegue fazer um bom drama, ser romântica, ser engraçada, misteriosa e assustadora. E quando a atriz consegue fazer todos os tipos de papéis, realmente podemos dizer com sinceridade "Ela é uma atriz".
    Fer, no ano que ela ganhou o premio pelo Sonho possível (um dos melhores que eu já vi) ela ganhou o framboesa por MALUCA PAIXÃO (o pior filme do universo o todo). O que me faz refletir, como uma mulher como Sandra Bullock, com esse histórico de filmes de sucesso, com uma carreira brilhante, tem a coragem de protagonizar um PUTA FIASCO como Maluca Paixão?
    Algo aconteceu, porque o filme é péssimo.

    ResponderExcluir
  6. Siiim, Sandra Bullock é maravilhosa! Uma ótima atriz msm! :D

    Camila, acho tudo isso mto relativo. O ano em q ela ganhou o Oscar por Sonho Possível, sinceramente, não achei q foi merecido, o filme é ótimo, mas não é pra tanto. Já em Maluca Paixão, achei bem fraquinho, mas ela tbm não mereceu o Framboesa de Ouro, achei uma atuação boa dela, infelizmente no filme errado, mas pior atriz é demais.

    ResponderExcluir
  7. vcs não acham ela um pouco parecida com a Anitta a fankeira.

    ResponderExcluir
  8. Essa mulher é show de bola tudo que ela faz e perfeito ela linda simpática.Se tivesse uma filha era se chamaria Sandra Bullock.
    Adson Brasilia-DF

    ResponderExcluir
  9. Sandra Bullock, Demais ! Sou fã

    ResponderExcluir