segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

DVD: O Escritor Fantasma (The Ghost Writer, 2010)

Vencedor do Urso de Prata de Melhor Diretor para Roman Polanski no Festival de Berlim este ano e recentemente, o grande vencedor do European Film Awards, o "Oscar europeu", levando nas principais categorias como Melhor Filme, Diretor, Ator (Ewan McGregor) e Melhor Roteiro. "O Escritor Fantasma" é um suspense muito bem arquitetado, com ótimas cenas, momentos de tirar o fôlego e grandes atuações.

por Fernando Labanca

O gênero suspense é sempre muito arriscado, raramente saem bons títulos, mas quando estão nas mãos dos diretores certos, acabam se tornando obras bastante interessantes, como é o caso do recente "Ilha do Medo", onde Martin Scorsese realiza um trabalho digno de elogios e assim também funciona com o novo filme do veterano Roman Polanski. "O Escritor Fantasma" é um suspense bem diferenciado, maduro e muito bem feito, sem sustos, mas ainda há o suspense, de forma bastante sutil, mas ainda há.



Conhecemos o ex-primeiro ministro Adam Lang (Pierce Brosnan), vive com sua mulher Ruth (Olivia Williams) numa ilha afastada de tudo nos Estados Unidos. Decidido a fazer sua biografia, ele contrata um escritor fantasma, um escritor que todos sabem que existe mas ninguém o conhece, somente os envolvidos na obra. Entretanto, este autor acaba falecendo na beira do mar e há um grande mistério envolvendo sua morte. Para terminar o livro, ele contrata um outro escritor fantasma (Ewan McGregor), que passa a se exilar juntamente com Adam Lang e sua família na ilha, tem acesso aos manuscritos de seu antecessor a passa a tentar compreender a vida de Lang através de entrevistas e pesquisas.

Porém, quanto mais pesquisava, mais pecebia que entrar na vida do ex primeiro ministro seria algo difícil, é quando que, recolhendo fatos, dados, percebe que há grandes mistérios envolvendo o passado de Lang, desde seu partido, o sindicato em que fazia parte, mistérios envolvendo até mesmo a CIA e envolvendo aquilo que ele mais temia, a morte de seu antecessor. Para piorar, Adan lang está sendo duramente acusado por autorizar a prisão e tortura de suspeitos de terrorismo. A partir de então, o escritor fantasma passa a juntar as peças desse quebra-cabeça e percebe que tentar achar respostas para todas suas dúvidas será algo completamente perigoso onde poderá ter o mesmo final que seu antecessor.


"O Escritor Fantasma" é definitivamente um filme extramamente bem realizado. Começando pelo roteiro, baseado no livro de Robert Harris que também assina a adaptação, ao lado de Polanski. Toda a trama é muito bem escrita, todos os mistérios, a forma como eles chegam, a forma como a personagem principal vai os revelando, nos prendendo de uma forma muito interessante, pelo menos, eu me senti completamente envolvido na história. Este roteiro poderia ter se perdido se não tivesse as mães de Roman Polanski que realiza um trabalho excelente, desde a movimentação das câmeras, construindo cenas belíssimas, a ótima edição, até a utilização da trilha sonora, muito bem feita por Alexandre Desplat, mais uma vez colaborando para a melhoria de um filme. Vale citar a fotografia, as locações e até mesmo os figurinos. Tudo em perfeito estado.

O elenco se destaca também. Já premiado por sua atuação, Ewan McGregor está incrível, na pele do escritor fantasma, nos transmite com bastante segurança a quase obsessão pela finalização de seu trabalho, com certeza foi a escolha certa para protagonizar o longa. Pierce Brosnan se sai melhor que alguns de seus trabalhos anteriores, constrói um personagem interessante e acaba surpreendendo. Ainda há a ótima participação de Olivia Williams, uma de suas melhores aparições no cinema e a correta Kim Cattrall e o sempre ótimo Tom Wilkilson.

Enfim, um filme brilhante muito bem realizado por Roman Polanski, para quem procura um filme cabeça, com conteúdo mas que ainda consegue agradar aqueles que procuram entretenimento. Com um ótimo roteiro, atuações notáveis e boas cenas de suspense, com perseguições de tirar o fôlego e um final um tanto quanto surpreendente. Uma ótima escolha, recomendo!

NOTA: 9

Um comentário:

  1. Comigo funcionou também, ótimo suspense!

    http://oirlandes.blogspot.com/2011/02/o-escritor-fantasma.html

    ResponderExcluir

Deixe um comentário #NuncaTePediNada

Outras notícias