por Fernando Labanca
Aconteceu neste último domingo, dia 26 de fevereiro, a grande premiação do cinema, o Oscar. Foi, literalmente, uma noite marcada pela nostalgia, pelo antigo, pela tradição. Seja pela retomada de um conservadorismo maior, prezado durante anos, sem inovações e sem muitas enrolações, seja pelos principais premiados, ambos os projetos, homenageiam o cinema. "A Invenção de Hugo Cabret" com 5 premiações técnicas e podemos dizer, o grande vencedor da noite, "O Artista", também com 5 estatuetas, porém, as mais importantes, Filme, Diretor para Michel Hazanavicius, Ator para Jean Dujardin, Trilha Sonora e Figurino.
Os prêmios foram bem justos, no geral. Ainda vejo o filme de Terrence Malick, "A Árvore da Vida" como ao melhor dentre os indicados. Entretanto, a obra parece grande demais para o Oscar, era óbvio que não ganharia, acredito que "O Artista", estando mais nos padrões da Academia e por ser o melhor dentre os favoritos "Hugo Cabret" e o fraco "Os Descendentes", mereceu levar o de Melhor Filme. Foi justo.
Erros. Acredito que os injustiçados da noite tenha sido em apenas três categorias. Efeitos Especiais, que premiou "A Invenção de Hugo Cabret", sendo que na mesma categoria havia nomes como "Harry Potter e as Relíquias da Morte-Parte 2" e "O Planeta dos Macacos - A Origem", que definitivamente mereciam mais o prêmio. E a estatueta para Fotografia, também entregue para "Hugo Cabret", que possui sim um belo trabalho, mas o que dizer de "A Árvore da Vida"? O uso da fotografia neste filme é de um nível extremamente superior, as cenas são fantásticas, tão belas que não justificam sua derrota. Mas favorito é favorito. Além de "Os Descendentes" vencendo como Melhor Roteiro Adaptado, lamentável, os outros concorrentes era bem melhores neste quesito, como "Hugo" e "Tudo Pelo Poder".
Melhores Momentos. Entre os melhores momentos da noite, citaria a premiação de Octavia Spencer como Melhor Atriz Coadjuvante, foi belíssimo ver sua emoção, mais belo ainda foi ver toda a platéia a aplaudindo de pé. Ver Meryl Streep surpresa também rendeu um ótimo momento a noite, a veterana que já possuí 2 Oscars, venceu seu terceiro e parecia não acreditar e ainda dizia que ouvia metade dos norte-americanos reclamando por sua vitória. Ela mereceu. Christopher Plummer e o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, sendo o mais velho ator a vencer o prêmio. Teve ainda uma incrível performance do Cirque du Soleil com composição de Danny Elfman, suprindo a falta das Canções Originais que pela primeira vez não foram apresentadas ao vivo.
Vamos aos vencedores...
MELHOR FILME
O Artista
MELHOR DIRETOR
Michel Hazanavicius (O Artista)
MELHOR ATRIZ
Meryl Streep (A Dama de Ferro)
MELHOR ATOR
Jean Dujardin (O Artista)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Octavia Spencer (Histórias Cruzadas)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Christopher Plummer (Toda Forma de Amor)
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
A Separação (Irã)
MELHOR ANIMAÇÃO
Rango (Gore Verbinski)
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Meia Noite em Paris
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Os Descendentes
MELHOR TRILHA SONORA
Ludovic Bource (O Artista)
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Man or Muppet (Os Muppets)
MELHOR FOTOGRAFIA
A Invenção de Hugo Cabret
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
A Invenção de Hugo Cabret
MELHOR MAQUIAGEM
A Dama de Ferro
MELHOR FIGURINO
O Artista
MELHOR EFEITOS ESPECIAIS
A Invenção de Hugo Cabret
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
A Invenção de Hugo Cabret
MELHOR MIXAGEM DE SOM
A Invenção de Hugo Cabret
MELHOR EDIÇÃO
Millennium- Os Homens Que Não Amavam as Mulheres
MELHOR CURTA-METRAGEM
The Shore
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Undefeated
MELHOR DOCUMENTÁRIO (curta-metragem)
Saving Face
MELHOR ANIMAÇÃO (curta-metragem)
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore
Muito legal o blog, adorei as críticas!!!
ResponderExcluirJá estou seguindo e se puder seguir o meu também, agradeceria muito!!!
http://therevolucaonerd.blogspot.com
Valeu Victhor, mto obrigado!! Já estou seguindo!
ResponderExcluir